Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2024 > 08 > IFPB promove curso para formação de Comissão Disciplinar nos JIFs

IFPB promove curso para formação de Comissão Disciplinar nos JIFs

Capacitação acontece nos dias 01 e 02/08
por Patrícia Lins publicado: 02/08/2024 17h11 última modificação: 02/08/2024 17h17
Exibir carrossel de imagens Participantes do curso

Participantes do curso

Por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/DGEP), o Instituto Federal da Paraíba promoveu, nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/08), o Curso de Operacionalização dos Trabalhos da Comissão Disciplinar nos JIFs. A capacitação, destinada a docentes da área de educação física, aconteceu no Auditório da Reitoria do IFPB.

O instrutor do curso, Elber Ribeiro Gama, é professor no Instituto Federal do Sergipe (IFS) e atua há 10 anos em comissões disciplinares, sendo atualmente presidente da Comissão Nacional Disciplinar dos JIFs. Ele descreveu o conteúdo trabalho na capacitação como um "compêndio de normativos que regem os jogos da instituição e também dão norte à pratica no dia-a-dia, indo desde o planejamento dos eventos esportivos, perpassando pela organização e chegando à operacionalização dos jogos".

Elber destacou ainda que, "para além dos conhecimentos próprios da Comissão Disciplinar, que nos dá a base de entendimento de como devemos agir, a gente tem trazido também, no bojo do curso, um conhecimento prático para a operacionalização dos jogos, das dificuldades, das barreiras, dos determinantes e como que a gente tem vencido isso".

A ideia de trazer uma formação desta natureza para os servidores do IFPB foi do Professor Silvio Romero, docente do Campus João Pessoa que, por já ter participado da Comissão Nacional de realização dos Jogos das Instituições Federais, identificou a necessidade de que mais profissionais adquirissem conhecimentos sobre as normativas dos jogos estudantis. "Eu sabia da importância da comissão disciplinar no conjunto de um evento esportivo estudantil e também que existia essa lacuna que precisava ser preenchida. Participar deste curso faz com que os profissionais vejam as competições por outros olhos", afirma Silvio.

A professora Brigida Batista Bezerra, Diretora de Educação Física e Esporte da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, destacou que "a participação dos profissionais de educação física do IFPB no curso qualifica não só os nossos servidores, mas também os eventos que possamos promover, que contarão com uma comissão com mais propriedade para agir adequadamente, sempre numa perspectiva ética e formativa dos estudantes e servidores que estarão acompanhando estes eventos".