Apresentação
por Júlio Zinga Suzuki Lopes
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publicado
02/06/2022 15h17,
última modificação
19/06/2022 18h57
O Lampião Maker foi pensado para atender ao chamamento no Edital 35/2020/SETEC/MEC. Imbuídos do propósito de criação de um espaço favorável ao estímulo da aprendizagem baseada em projetos e da cultura learning by doing, os Campi João Pessoa, Cabedelo, Cabedelo Centro, Mangabeira, Pedras de Fogo, Santa Rita e o Polo de Inovação, em colaboração e solidariedade, apresentaram uma proposta multicampi. Essa parceria vem mostrando que juntos temos mais solidez e sustentabilidade, em termos multidisciplinar, econômico, de viabilidade técnica e alcance social. Ao somarmos recursos e forças, conseguimos ampliar escopo e área de atuação do nosso IF Maker e, consequentemente, aumentar o seu impacto educacional e social, haja vista que, juntos, conseguimos envolver uma quantidade maior de pessoas e comunidades, e construir diagnósticos mais rápidos e precisos sobre as demandas sociais, considerando as peculiaridades da nossa região e, a partir deles, idealizar/prototipar ferramentas visando o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.
O Lampião representa um espaço de Inovação no IFPB, contribuindo para disseminação e fortalecimento da cultura maker na Grande João Pessoa, na Paraíba, e ainda buscando se integrar e trocar saberes e práticas com os demais atores e espaços voltados à inovação, seja na academia ou na indústria, em ecossistemas locais ou nacionais. Em termos de gestão, entre servidores (15), os coordenadores gerais (2) e a maioria dos demais representam lideranças no Lampião desde a escrita da proposta inicial (2020), compondo um time com representação de todas as unidades parceiras. Em termos de alunos (9), estes se distribuem entre Cursos Técnicos de Nível Médio (2) e Cursos de Graduação (7). Em termos multidisciplinares, na gestão temos a representação de diversas áreas, como Informática, Telemática, Geoprocessamento, Automação Industrial, Engenharias (Elétrica, da Computação, Mecânica, de Materiais), Arquitetura, Design de Interiores, Ciências Sociais, Geografia, Direito, Administração, Fisioterapia, Educação Física, Ciências Biológicas, Psicologia, entre outras. Nesse sentido, o Lampião vem sendo um espaço de criação, inovação e suporte aos processos de ensino-aprendizagem para diversas áreas do conhecimento, e lugar de transformação de ideias em instrumentos compartilháveis.
A estruturação de um espaço maker consiste em uma ação importante para os stakeholders dessa proposta, pois configura-se como uma oportunidade para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem através das atividades integradoras que já são realizadas nos diversos Campi, uma vez que eles já possuem experiências ligadas ao aprender-fazendo, adquiridas através de projetos de pesquisa, atividades extensionistas, empresas juniores, laboratórios, ações e/ou projetos de inovação, em parcerias com o poder público, empresas, comunidades e outros atores dos seus entornos. Vemos o Lampião como uma chama viva, uma luz capaz de criar vetores que potencializem o aprendizado coletivo e a construção de um mundo melhor.