Noticia
Delegação Alemã visita Parque Sinergia do IFPB
O Parque Sinergia e Polo de Inovação do IFPB receberam na última sexta-feira (17) representantes do Projeto ETRELA, composta por membros da RENAC (Christiane Vaneker e Jens Brand) e Global Factor (Craig Menzies e Miriam Macías).
A delegação foi recebida pelo Diretor-Geral do Polo, Prof. Erick Melo, que apresentou as atividades realizadas no Polo e conduziu o grupo por uma visita às instalações. O objetivo da visita foi conhecer as diversas possibilidades que o Polo de Inovação e o Parque Sinergia possam oferecer para estabelecer novos projetos relacionados às temáticas das Energias Renováveis e da Sustentabilidade, estas envolvidas com o Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do IFPB.
Durante a visita, foram discutidas estratégias e planos para a implantação do projeto ETRELA no IFPB, que inclui a criação do CeDDERS. Além disso, a delegação alemã trouxe sua expertise em energias renováveis, compartilhando conhecimentos e tecnologias avançadas.
O Prof. Ademar Gonçalves da Costa Junior, que lidera a implantação do Projeto ETRELA e do CeDDERS comentou sobre a visita da delegação ao IFPB. “Creio que o objetivo de mostrar o que seja o IFPB para eles, na implantação do Projeto ETRELA, e que este possa ser utilizado em diversos campi, que é uma meta de ação do CeDDERS, foi atingida. Eles puderam conhecer algumas realidades regionais e esperamos que por meio do Projeto, possamos melhorar a realidade da sociedade paraibana, ofertando cursos que possam aprimorar a empregabilidade da população em relação a temática das Energias Renováveis. A Paraíba tem um enorme potencial que precisará ainda ser aproveitado, visto ainda que, além das fontes de energia solar e eólica, ainda temos o grande potencial de aproveitamento da biomassa e do hidrogênio renovável”
De acordo com o Prof. Erick, “Essa parceria poderá promover a colaboração na pesquisa e no desenvolvimento em energias renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e inovação na região. O CeDDERS será um centro de referência no campo, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral”. Também ressaltou que “essa visita representa um passo importante na promoção de práticas sustentáveis e no avanço da tecnologia em energias renováveis no IFPB e na região, fortalecendo laços internacionais e possibilitando um futuro mais verde e sustentável”.
Também estiveram presentes, Elaine Oliveira (Diretora de Extensão Tecnológica), Maria Cleidenia (Diretora de Administração de Finanças do Polo de Inovação), Michel Dias (Coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais do Polo de Inovação), Valdecir Moreno (Diretor de Inovação Tecnológica), Gilvan Andrade Junior (Coordenador do curso de Engenharia Elétrica)
DGCOM com informações do Parque Sinergia