Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2024 > 04 > Ecossistema de Inovação IFPB participa do lançamento Innovation Grid da Eletrobrás

Evento aconteceu nas dependências do Porto Digital em Recife, Pernambuco
por publicado: 24/04/2024 11h47 última modificação: 19/07/2024 12h20

Com o objetivo de estabelecer parcerias, o  Ecossistema de Inovação do IFPB, representado por Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB e do Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, Parque Sinergia IFPB, Valdecir Moreno, Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, e Erick Melo, Diretor do Polo de Inovação do IFPb, participou do lançamento do Innovation Gri da Eletrobrás no prédio do Porto Digital, em Recife-Pernambuco.

O evento realizado no dia 24 contou com a presença de executivos da empresa, representantes de universidades da região Nordeste e membros da gestão pública municipal e estadual.

O objetivo do Innovation Grid é a criação da plataforma de conexão, engajamento e relacionamento da Eletrobras com agentes externos do ecossistema de inovação, onde encontra-se iniciativas de inovação aberta, módulos de conexão com soluções maduras e em desenvolvimento (PD&I), ações de engajamento e atração de jovens talentos, demandas por aquisições tecnológicas etc. O objetivo é conectar parceiros situados no ecossistema, visando atender necessidades estratégicas, fomentar soluções inovadoras no contexto da transição energética, bem como gerar e alavancar novos modelos de negócio que contribuam para a sustentabilidade da Eletrobrás.

“O Innovation Grid da Eletrobrás abre um leque de oportunidade de parcerias e de soluções com fomento para o Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba. Foi um momento importante para aproximar as demandas do importante setor de energia, como o da transição energética. A partir dos editais lançados poderemos preparar equipes para participar de todo processo. Também foi oportuno, conhecer os integrantes de vários potenciais parceiros do Nordeste que estavam presentes no evento”, relatou o Assessor Especial Ramiro Manoel.

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) foi proposta em 1954 pelo presidente Getúlio Vargas. Empresa brasileira de capital aberto que atua como uma holding, dividida em geração e transmissão, celebra 60 anos de história de pioneirismo e inovação no setor de energia elétrica. Os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória e as soluções adotadas confirmam a percepção de que a empresa está pronta para o futuro, sustentada nos valores e experiências. Trajetória única, impulsionada pela diversidade de contextos históricos pelos quais passou, mas sempre pautada pela capacidade de assumir o papel central do processo de desenvolvimento do setor elétrico brasileiro.

Conheça a plataforma e os detalhes dos módulos PowerUp Eletrobras, Spark e Tech Partnerships que fortalecem a interação da maior empresa de energia elétrica da América Latina com startups, empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa, universidades, hubs de inovação etc. Clique e saiba mais sobre cada uma das iniciativas: https://eletrobrasinnovationgrid.com/