Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2024 > 05 > IFPB participou da etapa Nordeste da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Gestores do Ecossistema de Inovação atuam para construção da política da área
por publicado: 12/07/2024 13h30 última modificação: 17/07/2024 17h31

O Instituto Federal da Paraíba se fez presente na etapa Nordeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) realizada no Centro de Eventos do Recife, nos dias 02 e 03 de maio. O evento aconteceu de forma híbrida, presencial e online, reunindo representantes dos segmentos de CT&I da região para discutir e propor sugestões de políticas públicas que serão base para a construção da estratégia nacional destas áreas para os próximos dez anos.

O Ecossistema de Inovação do IFPB foi parte ativa do evento, sendo representado pelo Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, pelo diretor da NEO IFPB Agência de Inovação em exercício e Coordenador de Propriedade Intelectual, Thyago Silveira, e pela Diretora de Extensão Tecnológica, Elaine Cristina Batista de Oliveira.

Os debates se concentraram em quatro eixos temáticos: Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas e Projetos Estratégicos Nacionais; e, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. O assessor Ramiro foi relator em um dos eixos. ramiro ifpb.jpeg

A criação de editais regionais para diminuir assimetrias entre os grandes e médios centros urbanos, a construção de um observatório territorial e inclusivo que reflita as diversidades da região Nordeste e a ampliação das oportunidades de formação em pesquisa e desenvolvimento, estão entre algumas propostas sugeridas. Ramiro comentou as principais discussões durante as intensas atividades do evento.

“As temáticas apontaram rumos para as dificuldades da Ciência, Tecnologia e Inovação do Nordeste. Foram apontadas propostas para o redirecionamento das políticas públicas e fomento, principalmente para o interior dos estados, distante dos médios e grandes centros urbanos, direcionadas para os institutos federais e universidades com até 15 anos, para que as distorções sejam corrigidas, permitindo pensar e planejar as metas de atuação para os próximos 10 anos, e para enfrentar as desigualdades regionais do Brasil”, pontuou Ramiro Manoel.

A 5ª CNTI, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), aconteceu de 04 a 06 de junho de 2024, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".

Edição: DGCOM do IFPB