Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2024 > 07 > IFPB tem nova Fundação de Apoio autorizada pelo MEC e MCTI

IFPB tem nova Fundação de Apoio autorizada pelo MEC e MCTI

Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) visitou a Reitoria e o Parque Sinergia
por Ana Carolina Abiahy publicado: 12/07/2024 14h58 última modificação: 12/07/2024 15h07

O Instituto Federal da Paraíba tem uma nova Fundação de Apoio autorizada pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), desde 22 de abril. Trata-se da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC), fundada em 1966, em Santa Catarina. O Diretor Executivo da FEESC, Luiz Felipe Ferreira, e a Gerente Executiva, Angela da Silveira, realizaram visita ao IFPB no dia 29 de abril, para apresentar sua estrutura, projetos e ações.

Os representantes da Fundação foram recepcionados pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho no auditório da Casa Rosada, inicialmente. Em seguida, eles se reuniram com a equipe gestora do IFPB no Parque Científico e Tecnológico da instituição - Sinergia. Na ocasião, foram exibidos vídeos institucionais, onde a Fundação pôde expor a sua experiência junto às outras instituições que apoia: UFSC, IFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Instituto Federal Catarinense e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago.

Estiveram presentes as pró-reitoras de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene do Nascimento da Cunha Costa; de Extensão e Cultura, Maria José Batista Bezerra de Melo, e os pró-reitores de Ensino, Neilor César dos Santos, e de Administração e Finanças, José Albino Nunes. Na reunião, foram discutidas formas de alinhar o trabalho entre as equipes e dialogar sobre futuras ações em conjunto. IFPB FEESC SINERGIA.jpeg

O Ecossistema de Inovação do IFPB foi representado pelo Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, o diretor geral do Polo de Inovação, Erick Melo, o diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Moreno, e o Coordenador de Propriedade Intelectual, Thyago Silveira. Prestigiaram o encontro ainda o Diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro, a Diretora de Extensão Tecnológica, Elaine Cristina Batista de Oliveira, o Diretor de Cultura, Erivan Lopes Tomé Júnior e a Diretoria de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec, Ingredhy Eduarda Dantas Barros, que é a outra Fundação de Apoio do IFPB.

Em sua fala, a reitora do IFPB ressaltou o forte vínculo da instituição com a inovação e por isto a necessidade de expandir as frentes de atuação com mais uma Fundação de Apoio, que pode catalisar novos projetos. “O Instituto Federal da Paraíba criou ao longo da sua história, um forte vínculo com a indústria, com as empresas, o que foi potencializado com a criação do Polo de Inovação com credenciamento como Unidade EMBRAPII, com a gestão da inovação com a criação da NEO IFPB Agência de Inovação e com a estruturação do Parque Científico e Tecnológico Sinergia, que dará vazão aos projetos e eventos da inovação”, enfatizou Mary Roberta.

“A partir de agora a FEESC fica autorizada para atuar como gestora financeira e administrativa do IFPB, que atua também em projetos envolvendo a Lei do Bem e a Lei de Informática, possuindo vasta experiência tanto em projetos de PD&I quanto em capacitação de recursos humanos”, destacou o Diretor Executivo da FEESC, Luiz Felipe.

(Com fotos e material da FEESC e Parque Sinergia)