Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2024 > 07 > Ecossistema de Inovação do IFPB participa do Primeiro UBTECH EXPERIENCE 2024.

Ecossistema de Inovação do IFPB participa do Primeiro UBTECH EXPERIENCE 2024.

O evento discutiu Inteligência Artificial e Inovação.
por publicado: 15/07/2024 14h46 última modificação: 15/07/2024 14h46

O Primeiro UBTECH EXPERIENCE 2024 foi realizado no auditório do Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2024. O evento foi coordenado pelo aluno egresso do IFPB, Campus João Pessoa,  Aramis Lins.

O IFPB foi representado no evento pelo assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal da Paraíba, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, e pelo agente de Inovação do IFPB Campus João Pessoa, Jaildo Pequeno, que realizou uma palestra e participação numa mesa redonda com a temática sobre Inteligência Artificial e Inovação.

No primeiro dia, 10 de julho, o evento foi aberto com a Orquestra SEDEC JP, projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa, por meio da SBE (Seção de Bandas Escolares), que tem como proposta capacitar professores e oferecer, aos estudantes e a comunidade em geral, apresentações culturais e concertos didáticos. A orquestra é formada por 25 componentes, incluindo maestro, professores de música e das bandas marciais escolares. Sua formação instrumental divide-se em naipes de palhetas, metais, cordas, teclas e percussão, dentre os quais saxofones, trombones, trompetes, guitarra, teclado, baixo elétrico, bateria e percussão. Na sequência Rafael Félix falou sobre Inteligência Artificial, seguido por uma mesa redonda que debateram sobre os desafios, oportunidades e o futuro da Inteligência Artificial IA.

No segundo dia, 11 de julho, foi realizado no Centro de Tecnologia do UNIPÊ, diversos bootcamps, com Lucas Moura apresentando “Criando APIs com NestJS, PostgreSQL e Docker”; com participação de Daniel Azevedo apresentando o “Python Essencial: tudo o que você precisa para iniciar no mercado de programação”; Matheus Eduardo apresentando a “React.JS Descomplicando: Criando componentes usando TDD” e Virgílio Solano com o tema: “Desenvolvimento de Apps utilizando APIs do Gemini, OpenAI e Kotlin Multiplatform” e Paulo Roberto apresentando a “Oficina: Inovação e desafios na Robótica Competitiva, com a realização de networking com outros profissionais e entusiastas da tecnologia.

O terceiro e último dia, 12 de julho, iniciou com a apresentação das startups que estão revolucionando o mercado com soluções inovadoras e tecnológicas. Seguido por mesa redonda, com a participação do Agente de Inovação do IFPB Campus João Pessoa, Jaildo Pequeno, apresentando o tema: Inovação e Empreendedorismo.

“Participar da primeira UBTECH EXPERIENCE 2024 foi muito importante para conhecer as atividades realizadas por outras instituições e realizar novos contatos através de network, mas também é importante analisar as possibilidades de integração entre os ecossistemas e novas parcerias em inovação e empreendedorismo. Foram palestras e debates muito enriquecedoras”, afirmou o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel.

DGCOM com informações do Parque Sinergia