Noticia
Gestão discute alterações no calendário acadêmico pós-greve
Após pouco mais de um mês de greve dos servidores e mobilizações dos estudantes, as atividades normais do IFPB – Campus Sousa voltaram ao normal na última quarta-feira, 14. Mas, antes disso, um grupo formado por diretores, coordenadores, representante dos estudantes e outros servidores iniciaram as discussões sobre como deverá ficar o calendário acadêmico da instituição.
São 32 dias letivos que devem ser repostos, respeitando o recesso de fim de ano e as férias de professores e alunos programadas para o mês de janeiro de 2017. A programação prévia aprovada ficou assim:
Retorno das atividades - 14/12/16
Início do recesso de fim de ano - 24/12/16
Férias – 02/01/17 a 31/01/17
Retorno das atividades – 1º/02/17
ADAPTACAMPUS (para alunos novatos) – 13/02/2017
Fim do período letivo de 2016 - 08/05/17
Também ficou acertado que o Campus funcionará com dois calendários em 2017 (ainda em fase de elaboração): um para veteranos e outro para os novos estudantes aprovados no atual Processo Seletivo de Cursos Técnicos - PSCT. Os ingressantes serão recepcionados, assim como ocorreu no começo deste ano, através do ADAPTACAMPUS, projeto criado para ambientar os alunos às regras e estrutura do IFPB e nivelamento em disciplinas como português e matemática.
Outras instituições públicas também estão com calendários atrasados. A Pró-Reitoria de Ensino do IFPB se comprometeu a negociar com elas matrículas condicionadas para que nenhum concluinte do Instituto seja prejudicado por conflitos de datas dos períodos letivos.
As alterações foram apresentadas a pais e responsáveis de estudantes numa reunião que aconteceu no dia 13 (terça-feira), no auditório da unidade Sede. As mudanças propostas e aprovadas ainda podem sofrer alterações.
Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa