Noticia
PROEJA abre seleção para o curso técnico em Agroindústria
A Pró-Reitoria de Ensino do IFPB abriu edital para inscrições no processo seletivo para o curso técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio, na modalidade PROEJA. São trinta vagas oferecidas para o Campus Sousa, duas delas reservadas a pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 13 de janeiro de 2017.
Os requisitos exigidos são: ter concluído ou estar cursando o 9º ano (antiga 8ª série), ou equivalente; ter idade mínima de 18 anos completados até o dia da matrícula; e não possuir o Ensino Médio completo.
Para a inscrição, o candidato precisa comparecer à coordenação do PROEJA, na unidade São Gonçalo, apresentando a seguinte documentação: Formulário de Inscrição, fotocópia (frente e verso) e original da Carteira de Identidade e do CPF, fotocópia e original de comprovante de residência do mês anterior, fotocópia e original do certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou histórico escolar de conclusão do Ensino Fundamental), entre outros.
O Processo Seletivo será realizado em uma única etapa, que consistirá da análise do Histórico Escolar. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem o maior número de pontos, dentro do limite de vagas, obedecendo-se à ordem decrescente do total de pontos conforme obtenção da Nota Final. As matrículas dos candidatos classificados no Processo Seletivo para preenchimento das vagas previstas serão efetuadas no período de 13 a 17 de fevereiro de 2017, na Seção de Registros Escolares do IFPB do Campus Sousa – Unidade São Gonçalo.
PROEJA - O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, dentre outros.
O Programa nasce no ano de 2005, quando o Governo Federal instituiu o primeiro Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, em seguida substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro, com a inclusão da oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Serviço - Telefone para esclarecimentos: (83) 3556-1029.
Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC