Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 03 > Saeb vai avaliar todos os alunos do terceiro ano em 2017

Noticia

Saeb vai avaliar todos os alunos do terceiro ano em 2017

Com a ampliação, é prevista a participação de mais de 7,5 milhões de estudantes
publicado: 02/03/2017 11h18 última modificação: 02/03/2017 11h18
Imagem: Site do MEC Em 2017, o Inep aplicará duas das três avaliações do Saeb

Em 2017, o Inep aplicará duas das três avaliações do Saeb

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passará a avaliar, em 2017, todas as escolas brasileiras que ofereçam terceiro ano do ensino médio e que cumpram determinados critérios. Até a última edição do Saeb, a etapa final do ensino médio era avaliada por amostragem, permitindo a produção de resultados agregados por estado, região e Brasil.

Com a mudança, não só as escolas públicas do ensino fundamental, mas também as de ensino médio, públicas e privadas, terão resultados individuais no Saeb e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com a ampliação, é prevista a participação de mais de 7,5 milhões de estudantes no Saeb, a maior edição da história do sistema. Desses, 2,4 milhões são alunos do terceiro ano do ensino médio público e privado. Os demais 5,1 milhões são alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental público.

Em 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará duas das três avaliações do Saeb: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Mais conhecida como Prova Brasil, é esta última que fornece parte dos dados para cálculo do Ideb, que considera ainda dados do Censo Escolar. As avaliações serão aplicadas no segundo semestre.


Assessoria de Comunicação Social do MEC

registrado em: