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Encontro Pedagógico reflete sobre avaliação da aprendizagem
Professores foram divididos em grupos para trabalhar uma atividade que pode ser utilizada também com os alunos
O primeiro Encontro Pedagógico do ano no IFPB - Campus Sousa terminou nesta quarta-feira (17) discutindo formas de avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Palestra e oficina apresentaram o tema e envolveram os professores num debate sobre como utilizar os melhores processos e as melhores técnicas e ferramentas, tanto dentro quanto fora das salas de aula.
A coordenadora pedagógica do Campus, Francinaide Souto, foi a principal palestrante do dia. Com auxílio da equipe, ela estimulou os docentes a refletirem sobre como os conteúdos podem ser melhor assimilados pelos estudantes. A exposição abordou teorias sobre a importância das avaliações e exemplificou alguns instrumentos, como debates, seminários, provas, entre outros. "Dentro do processo educacional, um dos mais relevantes é avaliação. A gente faz todos os outros processos para chegar no fim do bimestre e focar nela", disse Francinaide.
Professores apresentaram situações que dificultam, na rotina, um processo de avaliação ideal. "O problema hoje, no ensino, é a questão da base. Nós já recebemos o aluno com um limite de informação restrito, principalmente quando ele vai ter que confrontar o científico com o tecnológico", falou Joaquim Amâncio, destacando as deficiências que os estudantes trazem do ensino fundamental. Já a professora Gertrudes Melo abordou a quantidade de turmas sob responsabilidade dos docentes. "Eu concordo com essa avaliação ideal e estou trabalhando para que eu consiga aplicá-la. Porém, o tempo que o professor tem para se dedicar a sua sala de aula é complicado", ponderou.
A pedagoga Bivânia Araújo comentou, numa exposição breve, algumas atividades de avaliação pouco usadas nas escolas hoje em dia e se comprometeu a planejar uma oficina sobre as técnicas daqui a alguns meses. Para ela, o professor não pode nem deve observar o estudante como um número. "Vamos tirar o foco do quanto ele aprende para como ele aprende. Porque aí, a gente tem como intervir", orientou.
O próximo Encontro Pedagógico já está marcado no calendário acadêmico deste ano. Será em agosto, também durante dois dias.
Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa