Noticia
Campus Sousa realiza curso de capacitação para educadores
Educadores aprenderam sobre a importância da vegetação nativa do semiárido
Pela segunda vez, professores de escolas do alto sertão paraibano tiveram a oportunidade de participar de um curso de capacitação oferecido pelo Núcleo de Extensão Clima, do IFPB - Campus Sousa. O evento, intitulado "Sementes do Amanhã", foi criado com o objetivo de fornecer a educadores novas ferramentas de ensino sobre as peculiaridades climáticas da região.
Durante três dias, entre 08 e 10 de novembro, as atividades foram concentradas na unidade São Gonçalo e no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A programação foi pensada para discutir como despertar o interesse dos jovens no semiárido. Palestras, rodas de conversa, oficinas e aulas práticas envolveram os cerca de vinte participantes.
A professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mariana Moreira, foi convidada para falar sobre a convivência com o semiárido numa perspectiva mais humana. Ela fez um apanhado histórico sobre como a região é vista e tratada no Brasil e disse que uma mudança de postura é fundamental. "É preciso pensar programas governamentais de caráter permanente que pensem a estratégia de desenvolvimento da região, abandonando essas relações tradicionais de poder e instituindo outros caminhos que eliminem a miséria e a pobreza," destacou.
Em visita ao viveiro de mudas do Campus Sousa, os educadores participantes do curso receberam orientações sobre espécies de árvores nativas da caatinga e como reproduzi-las. A programação foi encerrada na última sexta-feira (10), com a oficina "Educando no semiárido nordestino". "A gente precisa fazer com que as pessoas que moram aqui se empoderem desse lugar. E temos que começar ajudando os professores a entender esse processo", disse Lúcia Mara Figueiredo, coordenadora do Núcleo Clima. Todos os participantes receberam certificados.
Semiárido - Neste ano, a região passou por nova delimitação geográfica para a inclusão de 54 municípios nordestinos. Hoje, o novo mapa do semiárido brasileiro tem 1.189 cidades em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Juntos, esses municípios concentram uma população superior a 25 milhões de habitantes numa região marcada pela irregularidade de chuvas e alto índice de aridez.
- Acesse AQUI a lista de cidades na nova delimitação do semiárido do Brasil.
Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do Ministério da Integração Nacional