Noticia
Campus Sousa participa de evento da Polícia Militar no sertão
Servidores do Campus Sousa participam de debates sobre problemas sociais em São José de Piranhas (PB)
O Núcleo de Extensão e Cultura do IFPB - Campus Sousa entrou como parceira num evento organizado pela Polícia Militar na cidade de São José de Piranhas (PB), na semana passada. A 3ª Companhia do 6º Batalhão da PM convidou a população da cidade para um ginásio para discutir problemas e possíveis soluções de conflitos atuais.
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, foram abordados temas como violência doméstica, drogas, sexualidade e LGBTfobia. A participação do IFPB foi articulada pelo coordenador do curso de Meio Ambiente, José Guimarães, e oficializada pela coordenação de Extensão e Cultura do Campus Sousa. "De pronto, eu achei uma ideia interessante e percebi como uma oportunidade para ajudar", disse.
Os professores Saulo de Azevedo Freire e Leonardo Casarin Kaminski e a assistente social Rayssa Almeida se dividiram nos três dias de conversas com a participação de outros convidados. O evento aconteceu na sede da corporação, que funciona na estrutura de um ginásio poliesportivo que estava abandonado. O local foi reformado com apoio da comunidade e, hoje, é usado também para a prática de esportes e outras atividades. "O evento foi pensado para aproximar a população da Polícia Militar", disse o capitão Hugo do Nascimento, responsável pela 3ª Cia. Segundo ele, a escolha dos temas veio das ocorrências mais comuns registradas no município, como o tráfico de drogas e a violência contra a mulher, além de outros que julgou ter grande importância.
São José de Piranhas fica na região do alto sertão paraibano e possui uma população de pouco mais de 19 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Nos dias do evento, compareceram ao ginásio públicos de todas as idades, entre autoridades, estudantes, professores, pais e mães. A ideia surpreendeu, positivamente, a assistente social Rayssa. "Nós não temos visto esse tipo de ação, que vai trazer para a sociedade conhecimentos diversos sobre várias problemáticas. Falar sobre violência doméstica não é fácil, mas é urgente", comentou.
A 3ª Cia. abrange quatro cidades na região de São José de Piranhas. O comando local da Polícia Militar informou que pretende intensificar as ações de prevenção e solicitar, sempre que possível, apoio dos profissionais do IFPB - Campus Sousa.
Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa