Noticia
Curso de Informática realiza primeira edição do Infotec
Projetos dos estudantes do curso de Informática foram apresentados no pátio
A programação do AdaptaCampus para a recepção dos novos estudantes do Ensino Médio integrado do IFPB - Campus Sousa foi um pouco diferente no curso de Informática. Lá, professores e alunos veteranos tiraram do papel a ideia de um evento da área voltado para o público interno e visitantes. Foi assim que nasceu a primeira edição do Infotec.
Durante dois dias, os participantes puderam participar de palestras, minicursos, competições e de uma mostra tecnológica. Todas as atividades foram desenvolvidas na unidade Sede, onde funciona o curso.
No pátio da Instituição, vários projetos foram expostos ao público. Alguns, criados a partir de demandas de outros cursos do Campus. Os alunos citaram como exemplos um aparelho que mede a temperatura de fogões solares, desenvolvidos em Meio Ambiente, e outro que mede a condição corporal de bovinos, que pode ser utilizado nos cursos de Agropecuária e Medicina Veterinária.
Outra invenção de destaque foi o mictório inteligente. Ele foi elaborado para identificar sinais de câncer de próstata e fazer análises que indiquem estado de desidratação em homens. "Ele verifica se o fluxo urinário do usuário está de acordo com os padrões para a idade dele. Caso esteja alterado para menos, isso pode estar sendo provocado pelo aumento do volume da próstata", explicou Marcos Nascimento, professor do curso de Informática e um dos idealizadores da I Infotec.
Uma turma do curso de Edificações do Campus Catolé do Rocha trouxe para a mostra um protótipo de sistema de automação residencial. Ele funciona ativando aparelhos elétricos por comandos de voz. De acordo com os estudantes, o sistema pode ser útil para idosos e pessoas com problemas de locomoção.
Ao fim do evento, as melhores ideias de projetos e os vencedores da minimaratona de programação foram premiados com troféu e medalhas.
Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa