Noticia
Campus realiza teste rápido de HIV em ação nesta terça (17)
O IFPB Campus Sousa ofereceu, nesta terça-feira (17), testes rápidos gratuitos de HIV para servidores e estudantes da instituição. A ação, que fez parte da campanha Dezembro Vermelho de mobilização sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aconteceu graças à parceria com a prefeitura de Sousa (PB). O serviço foi prestado na unidade São Gonçalo.
Para o atendimento, a secretaria municipal da Saúde trouxe 30 testes rápidos do HIV. A testagem foi feita com a coleta do fluido oral (saliva), obtido na cavidade bucal perto da gengiva. O resultado demorava cerca de dez minutos. Antes, houve um momento de conscientização sobre a AIDS dirigido aos jovens. "Nós realizamos uma palestra sobre HIV e AIDS e métodos de prevenção", destacou Pascalle de Sousa Rocha, auxiliar de enfermagem do Campus Sousa.
Segundo o ministério da Saúde, em 2017, um em cada cinco novos casos de HIV estavam entre homens de 15 a 24 anos no Brasil. Por isso, os jovens têm sido foco de campanhas de prevenção nos últimos anos. A estimativa oficial é que 866 mil pessoas vivem com o HIV no país, atualmente. "A principal forma de aquisição do vírus HIV é através da relação sexual", lembrou o médico do Campus, José Kildere Alves do Nascimento.
A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro. A campanha Dezembro Vermelho foi instituída por lei no Brasil em 2017. O objetivo é chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com o vírus.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa