Noticia
Estudantes e professores do IFPB Campus Sousa promovem o I Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária do Coletivo
No período de 18 a 20 de novembro de 2020, o IFPB Campus Sousa realizará a primeira edição do Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária do Coletivo (I SIMPA-MVC). O evento foi idealizado por estudantes e professores do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária e conta com o apoio do Núcleo de Extensão em Medicina Veterinária (Nemev) e da Coordenação de Extensão e Cultura do Campus Sousa. Devido ao atual quadro de pandemia, o simpósio acontecerá na modalidade remota, no formato de Webinar, com transmissão ao vivo por plataforma de Streaming e com inscrições realizadas por meio de formulários virtuais.
Além da equipe formada por alunos e professores do curso de Medicina Veterinária, o I Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária do Coletivo contará com a participação de nomes de relevância nacional no campo da saúde coletiva e da Medicina Veterinária do Coletivo. Serão realizadas cinco palestras divididas em três dias abordando temas como o papel do médico veterinário na identificação de violência doméstica e vulnerabilidade social, a medicina de abrigos e a raiva rumana com transmissão de animais silvestres, por exemplo.
A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) trata-se de uma área interdisciplinar da Medicina Veterinária, dividida principalmente em três importantes grandes áreas de estudo: Medicina de Abrigos, Medicina Veterinária Legal e Saúde Coletiva. Dentro da Teoria do Elo, área de estudo associada à Saúde Coletiva, a MVC busca contribuir para identificar episódios de violência junto a indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade por meio da observação de casos de violência animal. A abordagem da MVC sobre a Saúde Coletiva ainda conta com estudos sobre Manejo Humanitário de populações de Cães e Gatos, Epidemiologia do Abandono e Vigilância e controle epidemiológico de Zoonoses. Possui ligação direta com a estratégia de Saúde Única, um conceito que trabalha a saúde animal, humana e ambiental de forma integrada.
De acordo com a comissão organizadora do Simpósio, “o evento se faz importante no debate de temas relevantes para as mais diversas representações da sociedade, como cuidadores de animais, vítimas de violência, médicos veterinários e estudantes de veterinária, estudantes de direito e advogados, tutores de animais domésticos, policiais, psicólogos, sociólogos e toda a sociedade de maneira geral, visto que os temas transpassam a área da Medicina Veterinária e trazem questionamentos importantes e sensíveis de interesse geral e atual nas comunidades”.
O evento contará ainda com a participação de parceiros sociais externos, como o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) e a Associação de Educação Ambiental Humanitária de Bem-Estar Animal, Guarda Responsável e Animais Silvestres da Universidade Federal do Ceará (BEAGUARAS). Para a organização do evento, o aporte de parcerias externas permitirá uma intensa troca de conhecimentos e possibilidades de parcerias futuras, consolidando o IFPB Campus Sousa como uma referência na promoção desse debate em nossa região.
Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa