Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Dezembro > IFPB Campus Sousa recebe curso de Inseminação Artificial em Bovinos

IFPB Campus Sousa recebe curso de Inseminação Artificial em Bovinos

Formação foi ofertada pelo Senar-PB na Unidade São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 20/12/2021 15h26 última modificação: 20/12/2021 15h26

O IFPB Campus Sousa recebeu, entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021, uma equipe formada por membros do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e mais dez alunos para a realização de um curso de Inseminação Artificial em Bovinos. A formação contou com uma carga horária de 40h e teve como público-alvo produtores rurais atendidos pelo Senar na cadeia de bovinocultura de leite.

O IFPB Campus Sousa foi escolhido como o espaço para a realização do curso após a retomada da parceria entre a instituição e o Senar, ocorrida no último mês de novembro. Na ocasião, as duas entidades firmaram um acordo de colaboração mútua, em que o campus fornece a estrutura física e o Senar realiza treinamentos para os produtores rurais e trabalhadores de campo da região.

A partir dessa parceria, surgiu a proposta de ofertar o curso de Inseminação Artificial em Bovinos, que faz parte do Projeto Agronordeste, resultado de um acordo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Senar.  O curso foi realizado na Unidade São Gonçalo e contou com a participação de produtores rurais de diversas partes da Paraíba e de uma estudante concluinte do curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa.

O curso foi ministrado por Dário Medeiros Bezerra, que fez o curso Técnico em Agropecuária entre 1996 e 1998 na Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), que se tornou o IFPB Campus Sousa com a criação dos Institutos Federais. “Foi muito gratificante voltar à instituição como instrutor de um curso tão importante e que tem como objetivo levar o produtor desenvolver a técnica de inseminação artificial em sua propriedade e garantir o melhoramento genético do seu rebanho a curto prazo”, declarou Dário.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa