Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 05 > Vereador Dr Jader, de Nazarezinho, leva pleitos do Campus Sousa a reuniões com parlamentares em Brasília

A destinação de recursos para a escola-fazenda do IFPB foi tema de reuniões entre Dr Jader e políticos paraibanos no Congresso Nacional
por Amanda Tavares de Melo publicado: 22/05/2023 16h56 última modificação: 22/05/2023 16h56

Neste mês de maio, o Vereador Dr Jader, representantes do município de Nazarezinho, localizado a cerca de 25 km de Sousa (PB), esteve em Brasília para dialogar com parlamentares da bancada paraibana sobre a destinação de recursos para o Campus Sousa do IFPB. Na ocasião, o político teve a oportunidade de se reunir com os senadores Veneziano Vital do Rego (MDB) e Efraim Filho (União Brasil) e com os deputados federais Luiz Couto (PT) e Mersinho Lucena (PP).

Durante os encontros, o Dr Jader apresentou uma carta de intenções aos senadores e deputados com o objetivo de obter emendas parlamentares para a recuperação da escola-fazenda de São Gonçalo. “Tive a oportunidade de me reunir recentemente com o Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chicão Nogueira, sobre a possibilidade de firmarmos parcerias entre o campus e o município de Nazarezinho, haja vista que temos uma grande comunidade estudantil que estuda no campus e que atua nas áreas de agropecuária e agricultura familiar, dois segmentos que são fortemente desenvolvidos dentro do campus. Nessas conversas, o diretor me disse que tinha um projeto de recuperação da fazenda-escola para que os alunos tenham a oportunidade de trabalhar novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento do campo e das ciências agrárias. Aproveitei a visita a membros da bancada paraibana no Congresso Nacional para levar a carta de intenções formulada pela equipe do Diretor  e fui muito bem acolhido pelos políticos, obtendo respostas positivas com relação à destinação de recursos para investir na recuperação da escola-fazenda. Considerando o papel que o Campus Sousa desempenha não só para a cidade de Nazarezinho, mas para todos os municípios do entorno da cidade-polo de Sousa, eu me sinto muito lisonjeado de ter apresentado essa proposta aos nossos parlamentares e de ter a possibilidade de termos um equipamento educacional da relevância da fazenda-escola recuperada e desenvolvendo todas as suas potencialidades para a área”, afirmou o Dr. Jader.

O Diretor-geral do Campus Sousa, Chico Nogueira, agradeceu a iniciativa do Dr. Jader e exaltou a importância da articulação entre atores locais de diversos segmentos em busca de investimentos na educação, na ciência e no desenvolvimento regional.

“Fico muito contente de ver que políticos locais estão se organizando no sentido de conhecer o campus, reconhecer sua importância e ajudar a instituição a funcionar e a oferecer serviços com qualidade para a comunidade da região. Cada dia mais a imagem do campus se consolida como a de uma instituição que não é apenas uma escola e uma universidade, mas que também presta serviços à população e produz ciência e tecnologia que contribuem com as demandas do território. Como exemplos disso, podemos citar a atuação do Hospital Veterinário, que atende a população da área e de municípios vizinhos, do Laboratório de Solos, que realiza análises úteis para os produtores rurais da região e de outros equipamentos que têm potencial para prestar serviços de processamento e análise de alimentos, como os laboratórios de Agroindústria e de Tecnologia em Alimentos. Nesse sentido, o nosso objetivo daqui para a frente é fortalecer a produção de conhecimento e de soluções inovadoras que ajudem a resolver problemas concretos da população da região”, finalizou o diretor.