Noticia
Campus Sousa inaugura Sala de Aula Invertida na Unidade São Gonçalo
O IFPB Campus Sousa está com uma novidade no processo de ensino-aprendizagem: a sala de aula invertida. O espaço foi instalado no auditório da Unidade São Gonçalo, que passou a contar com desenhos, equipamentos e materiais lúdicos e com uma nova disposição do mobiliário para privilegiar um diálogo mais horizontalizado entre o professor e os estudantes durante as aulas.
O principal objetivo da sala de aula invertida é desenvolver metodologias de aprendizado que colocam o estudante no centro da construção do conhecimento. Para viabilizar esse processo, esse tipo de sala transforma a configuração tradicional em que o professor fica sozinho à frente dos estudantes em um espaço circular em que todos têm a oportunidade de ver uns aos outros e o professor faz a mediação das discussões que estão sendo desenvolvidas na aula.
No Campus Sousa, a sala de aula invertida virou uma realidade no início do mês de junho e, desde então, tem sido cada vez mais mobilizada por docentes do campus. Na última terça-feira (20), o espaço recebeu uma atividade da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, ministrada pelo professor Danilo Lourenço de Albuquerque, do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, recentemente avaliado com a nota 5 pelo Ministério da Educação.
De acordo com o docente, “a atividade foi construída de maneira lúdica para que o aluno pudesse conhecer todas as etapas dos processos de gametogênese, foliculogênese e embriogênese veterinária por meio do uso da massinha de modelagem. Optei por essa metodologia para tentar desconstruir a mecanização do ensino tradicional. Com a massa de modelar, os estudantes puderam aprender os conteúdos e desenvolver diversas habilidades, como a coordenação motora fina, o trabalho coletivo, as relações interpessoais, a criatividade e as visualizações 2D e 3D das estruturas. Além disso, essa atividade poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com outras disciplinas como histologia, embriologia e fisiopatologia da reprodução”, afirmou Danilo.
A Diretora de Ensino e uma das colaboradoras da implantação da sala de aula invertida, professora Rackynelly Soares, elogiou a iniciativa do professor Danilo e destacou a versatilidade desse tipo de sala de aula, que já vem sendo utilizada em disciplinas das diversas áreas de conhecimento do campus. Ela avisou ainda que os docentes que desejarem utilizar a sala invertida para as suas aulas precisam apenas acessar o sistema de reserva de salas no Suap e agendar a data e o horário de realização da atividade.