Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 07 > Diretor Chico Nogueira participa de Seminário de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal

Noticia

Diretor Chico Nogueira participa de Seminário de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal

Evento reuniu gestores e professores que atuam nos campi agrícolas da Rede Federal em todo o país
por Amanda Tavares de Melo publicado: 05/07/2023 12h06 última modificação: 05/07/2023 12h06

Entre os dias 13 e 15 de junho, o Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chico Nogueira, participou do II Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento foi organizado pelo Fórum de Educação do Campo (Forcampo), um dos órgãos de assessoramento do Conif em matérias ligadas ao ensino agrícola e ao processo de ensino-aprendizagem voltado para a educação do campo, do qual o Diretor Chico Nogueira também faz parte.

De acordo com a Carta de Planaltina, documento elaborado pela comissão organizadora do seminário, atualmente a Rede Federal conta com 119 campi agrícolas, dispostos nas cinco regiões do país, o que corresponde a 20% do total de unidades da rede. Ainda segundo a carta, uma pesquisa feita pelo Forcampo em 2018 mostrou que 271 campi da Rede Federal ofertam cursos no eixo de Recursos Naturais, dentre os quais 213 estão no subeixo agrícola. No âmbito no IFPB, o Campus Sousa é o único campus tipificado como agrícola, de acordo com a Portaria nº 713/2021, do Ministério da Educação.

A tipificação de uma unidade como campus agrícola é feita com base na identificação das especificidades desse tipo de campus, como o fato de atender, prioritariamente, às populações que vivem no campo, de contar com cursos que integrem as ciências agrárias, que necessitam de uma estrutura diferenciada para a realização de atividades práticas, como uma fazenda-escola, por exemplo, e de oferecer políticas de residência e alimentação estudantil para garantir a permanência dos estudantes em seus cursos.

Todos esses elementos figuraram na pauta de discussões do seminário do Forcampo, que teve como tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede”. O evento reuniu especialistas, educadores, gestores e estudantes interessados em debater e promover a valorização da educação nas áreas rurais. O principal objetivo do encontro foi fomentar o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas que fortaleçam o acesso à educação de qualidade pelas comunidades do campo e o êxito desses estudantes em seus cursos.

Além do debate sobre a estrutura física e as potencialidades dos campi agrícola na construção de conhecimentos teóricos e práticos, outros pontos discutidos no seminário foram o papel do Brasil e da Rede Federal na segurança alimentar, uma importante demanda das sociedades contemporâneas, a curricularização da extensão nos campi agrícolas, que possuem um diálogo mais próximo com as comunidades atendidas por essas unidades, e o relato de experiências bem-sucedidas em alguns campi agrícola que compõem a rede.

O Diretor-geral do Campus Sousa, professor Chico Nogueira, falou sobre a importância de participar de um evento como esse e de dialogar sobre iniciativas de fortalecimento da política educacional do campo. “Precisamos desenvolver uma perspectiva que conecte a construção de conhecimento e o aprendizado profissional ao desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Para isso, temos que compreender as características, a cultura e as necessidades específicas do território para que possamos oferecer uma educação tecnicamente eficiente, mas sobretudo socialmente inclusiva e sintonizada com a realidade local, o que conseguimos estimulando o diálogo entre professores, estudantes, produtores rurais e moradores da região e fomentando vivências práticas com a terra, o meio ambiente e a cultura local”, afirmou o professor.

registrado em: