Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 08 > Sousa recebe Rally das Unidades da Embrapii – Rota Paraíba nesta terça-feira (01)

Evento é fruto de parceria entre o IFPB e outras instituições de ensino e pesquisa do estado
por Amanda Tavares de Melo publicado: 02/08/2023 17h04 última modificação: 03/08/2023 15h20

Na última terça-feira (01), o município de Sousa (PB) entrou na rota do Rally das Unidades da Embrapii - Rota Paraíba, evento de inovação que reúne o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as quatro unidades credenciadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no estado.

Sousa foi a segunda cidade paraibana a receber o Rally, logo após o início das atividades em Cajazeiras na segunda-feira (31). O evento, que contou com o apoio de 40 entidades, tem como principal objetivo apresentar as potencialidades de cada unidade credenciada à Embrapii junto aos setores de pesquisa, inovação, indústria, comércio e serviços de cada cidade.

A passagem do Rally por Sousa começou na manhã da terça-feira com a participação do Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Ramiro Manoel Pereira, em programas de rádio das emissoras Sousa 104 FM e Max Correio FM 99.1 para divulgar o evento de apresentação dos portfólios das unidades credenciadas à Embrapii junto à população da cidade. Após a realização das entrevistas, a equipe do Rally Nordeste Rota Paraíba seguiu para a Unidade Municipal do SEBRAE-PB para dialogar com os parceiros sobre o Projeto Ecossistema de Inovação de Sousa.

À noite, às 19h, os integrantes do Rally participaram de um encontro entre os representantes das quatro unidades credenciadas à Embrapii e alguns atores do segmento local de pesquisa, inovação e empreendedorismo. O evento foi realizado no Centro Cultural Professora Dodora e contou com a participação do Coral Doce Melodia, formado por crianças do bairro Mutirão, de Sousa, e  regido pelo Maestro Pablo Ferinha. Após a performance, foi a vez de os representantes do IFPB, da UFCG, da UFPB e da UEPB apresentarem os seus serviços e suas potencialidades para os membros das instituições de ciência e tecnologia, para os setores industriais e empresariais e para o público presente.

A Diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Sousa, professora Rackynelly Soares, reforçou a importância da integração promovida pelo Rally da Embrapii para o campus e para a região: "Assim como os dinossauros deixaram marcas nessa terra que o tempo não conseguiu apagar, o IFPB campus Sousa quer deixar sua marca sendo referência na geração de tecnologia pautada nos conceitos da Indústria 4.0, sobretudo da Agricultura 4.0. A cidade de Sousa sendo trecho da rota do Rally da Embrapii NE, além de fortalecer o Hub de inovação local (DinoValley), possibilitou que empresários, industriários e pesquisadores que desejam inovar conhecessem a capacidade do IFPB, com o apoio da Embrapii, como instituição que pode contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade local no contexto da manufatura avançada”, finalizou a docente.

Após a passagem por Sousa, o Rally seguiu para as cidades de Patos (dia 02 de agosto), Campina Grande (dia 03) e João Pessoa (dia 04).