Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 09 > Campus Sousa promove a Semana da Inclusão e da Diversidade 2023

Campus Sousa promove a Semana da Inclusão e da Diversidade 2023

Evento aconteceu entre os dias 18 e 20 nas Unidades Sede e São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/09/2023 21h51 última modificação: 20/09/2023 15h00

Entre os dias 18 e 20 de setembro, o IFPB Campus Sousa abriu as portas para a edição 2023 da Semana da Inclusão e da Diversidade. O evento foi realizado nas Unidades Sede e São Gonçalo e mobilizou estudantes e servidores do campus em torno de discussões sobre a construção de um ambiente acolhedor, inclusivo e democrático para toda a comunidade escolar.

A agenda do evento teve início na segunda-feira (18), às 8h, no pátio do Bloco Pedagógico de São Gonçalo com a mesa-redonda “Inclusão e Diversidade: e eu com isso?”, que utilizou o tema da Semana para reforçar a importância de todos se engajarem na luta por menos preconceito e mais inclusão dentro da escola. A mesa contou com a participação da gestão do campus e com a presença de membros da comissão organizadora do evento. A conversa foi conduzida pelo Neuropsicopedagogo Marlon Tardelly e pela neuropsicóloga Gilmara Leite. Além da mesa-redonda, a cerimônia de abertura contou com as apresentações culturais do Coral de Libras e do Xaxado Sinalizado, ambas voltadas para a interação entre pessoas surdas e ouvintes.

No turno da noite, a Semana recebeu a palestra “Igualdade de gênero e educação”, ministrada pela socióloga e professora Juliana Dionísio. A conversa discutiu a adoção de práticas inclusivas e antidiscriminatórias com foco na equidade entre os gêneros por todos os atores que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem: professores, trabalhadoras e trabalhadores da educação, estudantes, pais e responsáveis e toda a comunidade envolvida nas atividades escolares. A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do IFPB Campus Sousa no YouTube.

No segundo dia do evento, a programação contou com seis oficinas destinadas aos estudantes e duas voltadas para os docentes do campus. Entre os temas das oficinas ministradas para os alunos estiveram presentes assuntos como a prevenção contra a violência nos relacionamentos afetivos, educação emocional e gestão da ansiedade, combate à LGBTfobia, etarismo, educação física adaptada para pessoas com necessidades especiais e uma oficina voltada para o ensino da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Já as oficinas para os profissionais da educação versaram sobre questões como a avaliação da aprendizagem, com foco em práticas e alternativas para a inclusão, e sobre o ensino de Libras para docentes. À noite, a Semana recebeu um relato de experiências sobre a profissionalização da pessoa com deficiência, que foi realizado na Unidade Sede do IFPB.

O encerramento do evento aconteceu na quarta-feira (20) no Pátio do Bloco Pedagógico de São Gonçalo. A atividade final do evento teve como tema “Direito Antidiscriminatório: Por que nossas lutas devem ser coletivas?” e debateu a importância das leis e das políticas  de combate à violência e à discriminação para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, independentemente de origem, gênero, orientação social, classe social, raça e outros marcadores sociais.

A Semana da Inclusão e da Diversidade é um evento anual do Campus Sousa que possui um caráter interdisciplinar, contando com a participação de profissionais de setores como pedagogia, serviço social, psicologia, sociologia, direito e acessibilidade, entre vários outros. O evento é um marco importante na busca pela integração de toda a comunidade acadêmica em torno de um ambiente escolar mais inclusivo, democrático e acolhedor para todos.