Noticia
Trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do IFPB Campus Sousa em parceria com a Famene e o CONACS são apresentados em eventos internacionais
A parceria entre pesquisadores do IFPB Campus Sousa, da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS) e d está ganhando o mundo. Na última semana, entre os dias 05 e 08 de setembro, o diretor do CONACS e natural da cidade de Ipanguaçu (RN), Carlos Rondnny Pereira Luiz, e a professora da Famene Rudgy Pinto de Figueiredo aterrissaram na cidade do Porto, em Portugal, para apresentar dois trabalhos referentes a projetos de pesquisa desenvolvidos por eles em parceria com pesquisadores do Campus Sousa.
Os trabalhos apresentados foram o Turma D’Agente, uma revista em quadrinhos que aborda o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e o Namorico, um jogo no estilo quiz utilizado como ferramenta pedagógica no ambiente escolar para discutir a violência nas relações afetivas de de namoro.
Os dois projetos são desenvolvidos no IFPB Campus Sousa pela professora e atualmente Diretora de Desenvolvimento do Ensino do campus, Rackynelly Soares, e por estudantes bolsistas e voluntários nas duas iniciativas. Diante da aprovação dos trabalhos nos eventos internacionais, a docente reforçou a importância de se fazer pesquisas a muitas mãos e de forma interdisciplinar para produzir resultados ainda mais assertivos.
De acordo com Rackynelly, a apresentação dos trabalhos ligados ao Namorico e ao Turma D’Agente em eventos de alcance global como o XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia e a XLI Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE), dois dos maiores eventos do mundo na área, é bastante significativa e atesta a qualidade técnica e a relevância social dos trabalhos para o campo da saúde coletiva.