Noticia
Outubro Rosa: DGDP doa kits de higiene pessoal a pacientes oncológicas do Hospital Regional de Patos
O IFPB Campus Sousa, por meio de seu Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), somou forças à luta contra o câncer de mama. Como parte das ações do Outubro Rosa, o DGDP realizou uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para serem doados a pacientes do setor de oncologia do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, também conhecido como o Hospital Regional de Patos (PB).
Após o término do período de recebimento dos produtos de higiene, os itens foram levados à unidade de saúde pela professora Suely Cristina, docente dos cursos Técnico em Agroindústria e dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Medicina Veterinária do campus. A entrega foi realizada na última terça-feira (28) no Hospital do Bem, a Unidade de Oncologia do Sertão, do Hospital Regional de Patos.
Os kits foram direcionados a pacientes que estão em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de produtos de higiene para serem utilizados durante a sua internação. Os produtos foram recebidos pela equipe do hospital, que comemorou as doações e agradeceu intensamente a todos que contribuíram com a campanha.
Outubro Rosa no Campus
A iniciativa de arrecadação e doação dos kits de higiene fez parte da programação do Outubro Rosa no Campus Sousa, que realizou ações durante todo o mês para destacar a importância da prevenção, do rastreamento e do diagnóstico precoce do câncer de mama e demais doenças que podem acometer o público feminino.
Uma dessas ações foi uma palestra direcionada às servidoras do campus com a ginecologista Beatriz Arraes, que abordou diversos assuntos ligados à saúde e ao bem-estar das mulheres. O evento foi realizado na Sala de Aula Invertida da Unidade São Gonçalo, um espaço educativo que convida os participantes a interagir mais uns com os outros e com os ministrantes das atividades. Na ocasião, alunas dos cursos técnicos do campus fizeram desenhos e pinturas nas paredes da Sala Invertida e convidaram as servidoras presentes a também se expressar artisticamente.
A atividade na Sala de Aula Invertida foi encerrada com uma homenagem a três servidoras do campus que foram diagnosticadas com câncer no passado. De acordo com a Chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Juliana Fernandes da Costa, “a homenagem foi um momento muito emocionante, em que elas puderam dar o seu depoimento de batalha, de superação, e também deixar uma mensagem bastante positiva para as servidoras presentes no evento. Foi uma ocasião bem especial para todas as envolvidas”, finalizou Juliana.