Noticia
Estudante de Medicina Veterinária realiza intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal
Do Amapá para o sertão da Paraíba. Do semiárido nordestino para o mundo. Atravessar grandes distâncias não é novidade para a estudante Clara Andrielem Batista, que desde 2018 faz o curso de Bacharelado em Medicina Veterinária no Campus Sousa do IFPB, localizado a milhares de quilômetros de sua terra natal. Em 2022, porém, a jovem foi ainda mais longe e cruzou o Oceano Atlântico para realizar um sonho: o de viver uma experiência acadêmica no exterior.
Clara foi uma das alunas selecionadas pelo Programa de Mobilidade Acadêmica da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) do IFPB. A iniciativa faz parte da política de internacionalização da Rede Federal e do IFPB e busca proporcionar a estudantes a oportunidade de realizar intercâmbios acadêmicos e profissionais em instituições estrangeiras.
Após participar de uma seleção promovida pela Arinter, a estudante foi contemplada com uma vaga para um intercâmbio de seis meses no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Durante esse período, Clara teve a oportunidade de cursar disciplinas de enfermagem veterinária, área correlata aos estudos que desenvolve no IFPB, e de outros cursos, o que agregou um componente interdisciplinar às suas experiências de ensino e pesquisa. A discente também participou de eventos científicos e foi orientada por especialistas internacionais em projetos acadêmicos.
Clara falou sobre a relevância da política de internacionalização para a formação dos estudantes. “Na minha opinião, é uma política extremamente importante, visto que permite vivências que colaboram muito para o engrandecimento pessoal, acadêmico e profissional e até para fins de pós-graduação. A instituição me auxiliou com um valor de ajuda de custo que fez ser possível passar boa parte do período de forma tranquila, sem ter que me preocupar financeiramente com estadia e alimentação. Além disso, a ARINTER, através da Alcione e do Jailsom, me deu muito suporte no processo de organizar documentos e me comunicar com a responsável do departamento de relações internacionais do IPB para esclarecimento de dúvidas no processo”, afirmou a discente.
A história de Clara foi contada no e-Book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica”, publicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) através da editora do Instituto Federal Catarinense (IFC). O livro foi publicado em homenagem aos 15 anos de existência dos Institutos Federais e reúne relatos de experiências internacionais de estudantes e servidores de institutos federais de todo o Brasil.
Clara mencionou os desafios relacionados à vivência em outro país, incluindo as barreiras culturais, linguísticas, as diferentes visões de mundo e a saudade dos entes queridos, mas reforçou a importância do estímulo dado pelos seus familiares para a realização do sonho de estudar no exterior. “Minha maior motivação sempre será a minha família, que sempre me estimulou a ir atrás das oportunidades que surgem relacionadas a estudo. São meus maiores apoiadores, e poder proporcionar alegria pra eles é a melhor recompensa que eu poderia ter”, disse a estudante.
No livro sobre as experiências de internacionalização, Clara também destacou o apoio da sua instituição de origem para viabilizar o intercâmbio: “Por fim, gostaria de dizer que, sem a ajuda incansável da minha família e de pessoas do meu IFPB, não seria possível a realização de tantos sonhos dentro de um. O IFPB Campus Sousa me proporcionou uma realização que nunca esquecerei, nem minha família. O sonho sempre vai ser ancestral e a realização dele sempre vai ser conjunta”, finalizou a estudante.
O livro ““Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” está disponível para acesso e download aqui.