Noticia
Campus Sousa firma parceria com o Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Alto Sertão da Paraíba
Nesta quarta-feira (24), uma equipe de servidores do Campus Sousa do IFPB participou de uma reunião com o Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Alto Sertão da Paraíba, realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras (PB). O encontro teve como principal objetivo iniciar a construção do plano de ação territorial de desenvolvimento da bovinocultura de leite do Alto Sertão.
A reunião foi promovida pelo Banco do Nordeste, por meio da Superintendência Estadual da Paraíba, e contou com a participação de entidades como a Empaer, o Sebrae, o Prodeter, o Senar e o Governo Federal. Também participaram do encontro as prefeituras municipais e os sindicatos de trabalhadores rurais dos municípios de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Santa Helena, Uiraúna, Triunfo, Cachoeira dos Índios e Poço Dantas.
Durante o encontro, todos esses atores institucionais e governamentais discutiram a criação de um plano estratégico para estruturar e aprimorar a cadeia produtiva do leite na grande região polarizada por Cajazeiras. De acordo com o professor Tibério Araújo, um dos representantes do IFPB no Comitê Gestor juntamente com o técnico-administativo Siebra, a instituição pode contribuir com a iniciativa por meio de colaborações técnicas, prestações de serviços e da socialização de informações, sempre com vistas ao desenvolvimento dos principais arranjos produtivos da região.
“Ao longo da reunião, as instituições foram partilhando ideias e nós ficamos responsáveis por realizar atividades como uma visita ao Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA) seguida de uma palestra sobre a sanidade animal para os produtores e também alguns trabalhos que discutam a sustentabilidade ambiental na produção de leite e na exploração do gado leiteiro, que podem ser realizados em parceria com os municípios participantes do comitê”, explicou Tibério.
Ainda segundo o professor, novas propostas de atividades e colaborações devem ser desenvolvidas nos próximos encontros do comitê, que pretende ampliar o seu escopo de atuação em 2024 e nos anos seguintes, mobilizando não apenas as instituições localizadas na região como também a população dos municípios envolvidos na ação.