Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 03 > Professor do IFPB Campus Sousa publica artigo em periódico internacional

Professor do IFPB Campus Sousa publica artigo em periódico internacional

Estudo traz abordagem pioneira sobre o impacto da Tabela Periódica da Química Verde e Sustentável no ensino médio
por Amanda Tavares de Melo publicado: 20/03/2024 11h01 última modificação: 20/03/2024 13h48

Na última segunda-feira (18), o docente do Departamento de Química do Campus Sousa do IFPB, Carlos Alberto da Silva Júnior, teve um artigo publicado na Revista Sustainability, um periódico internacional que aborda temas relacionados à  sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social dos seres humanos. Intitulada "The Role of the Periodic Table of the Elements of Green and Sustainable Chemistry in a High School Educational Context" (O papel da Tabela Periódica dos Elementos da Química Verde e Sustentável, em tradução livre), a pesquisa discute os efeitos da Tabela Periódica da Química Verde e Sustentável (TPQVS) nos processos de ensino-aprendizagem do ensino médio.

O trabalho veiculado na revista Sustainability, que possui um fator de impacto de 3.9 e Qualis A2, é fruto da pesquisa de doutorado do professor Carlos Alberto, em andamento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O artigo submetido ao periódico foi produzido em colaboração com os professores Dr. Dosil Pereira de Jesus e Dr. Gildo Girotto Júnior, da UNICAMP, no Brasil, e Dra. Carla Morais, da Universidade do Porto, em Portugal.

Carlos Alberto explicou que o objetivo central do estudo foi avaliar os usos da Tabela Periódica da Química Verde e Sustentável (TPQVS) como recurso didático e interdisciplinar junto a estudantes do ensino médio. O trabalho também buscou mapear as principais oportunidades e desafios relacionados ao emprego da TPQVS nas atividades pedagógicas, propondo uma visão inovadora no ensino da Química e de temas associados ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.

“Considero bastante oportuna a publicação do paper, principalmente se levarmos em consideração o pioneirismo do IFPB na abordagem inclusiva do Ensino da Química Verde para surdos, estabelecido há quatro anos. Em 2024, a instituição reafirma seu papel de liderança ao apresentar mais uma pesquisa pioneira”, destacou Carlos Alberto. “Agradeço a Deus, aos pesquisadores e aos estudantes envolvidos neste estudo pioneiro que representa globalmente um novo marco nas pesquisas sobre a Química Verde”, finalizou o professor.