Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 06 > I Fecitec leva ciência, tecnologia e inovação ao centro de Sousa

I Fecitec leva ciência, tecnologia e inovação ao centro de Sousa

Evento mobilizou mais de 200 estudantes de 18 escolas do município
por Amanda Tavares de Melo publicado: 12/06/2024 16h17 última modificação: 12/06/2024 16h20

Nos dias 05 e 06 de junho, a cidade de Sousa, no alto sertão da Paraíba, deu um importante passo para colocar a ciência, a tecnologia e a cultura na agenda anual do município. Nessas duas datas, a cidade recebeu a Fecitec, a I Feira de Ciências e Tecnologia de Sousa (PB), que foi organizada pelo IFPB Campus Sousa em conjunto com a Secretaria de Educação do município e com o CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O evento foi realizado na Praça da Matriz, um dos principais cartões postais de Sousa e uma das localidades mais frequentadas pela população da cidade. Participaram da Fecitec estudantes, professores, professoras e profissionais da educação do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado das escolas do município, que apresentaram trabalhos em diversas áreas do conhecimento aos presentes.

De acordo com a organização do evento, a Fecitec contou com a participação de mais de 200 estudantes, oriundos de 18 escolas de Sousa, que apresentaram 73 trabalhos ao longo dos dois dias da feira. Entre os principais objetivos do evento estavam a promoção do desenvolvimento científico, da inovação e da tradição cultural não apenas do município, mas de toda a região sertaneja, e também a aproximação entre o conhecimento técnico e acadêmico e a comunidade local, estimulando o ingresso de jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em carreiras técnico-científicas.

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes foram distribuídos em três grupos: Categoria I, que envolveu alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, Categoria II, com estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e Categoria III, que recebeu trabalhos do 1, 2 e 3º anos do Ensino Médio e/ou Ensino Técnico-Integrado. Os três melhores trabalhos de cada categoria foram premiados ao final do evento, com entrega de troféus e medalhas para os três primeiros colocados e com a concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Júnior) aos estudantes e bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País Nível Superior (ATP-A) aos professores orientadores dos trabalhos. As bolsas serão custeadas pelo CNPq, parceiro institucional do evento.

As escolas com o maior número de trabalhos submetidos à Fecitec foram o IFPB, com 22 trabalhos, o Sesi Jose de Paiva Gadelha, com oito trabalhos e a ECIT Chiquinho Cartaxo, que enviou sete trabalhos. Os projetos premiados na Categoria I (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) versaram sobre temas como os povos originários, sustentabilidade e tratamento de resíduos orgânicos. Na Categoria II (estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental), os trabalhos vencedores abordaram questões ligadas à botânica, à inclusão virtual e à publicação de um jornal escolar comunitário. Já os trabalhos ganhadores da Categoria III (Ensino Médio) versaram sobre a cultura afro-brasileira, sobre comunidades quilombolas e sobre práticas antirracistas nas escolas.