Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 07 > Campus Sousa publica edital para solicitação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

Estudantes podem solicitar o cálculo do IVS entre os dias 17 de julho e 02 de agosto
por Amanda Tavares de Melo publicado: 17/07/2024 19h39 última modificação: 17/07/2024 19h39

A Direção-geral do IFPB Campus Sousa divulgou nesta quarta-feira (17) o edital para solicitação de análise e/ou reanálise do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), o indicador utilizado para a classificação e a seleção de estudantes para atendimento pela Política de Assistência Estudantil do IFPB. Os alunos do campus podem solicitar a avaliação e/ou reavaliação do seu IVS no período de 17 de julho a 02 de agosto pelo Suap.

De acordo com o edital, todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do Campus Sousa nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ou Ensino Superior podem solicitar o cálculo do seu IVS pelos assistentes sociais da instituição. O IVS é um indicador que sintetiza as condições de vida do estudante e permite que os discentes em maior vulnerabilidade social sejam assistidos pelas políticas de apoio ao estudante promovidas pelo IFPB.

Os estudantes interessados em solicitar a análise ou a reanálise do seu IVS devem entrar no seu perfil no Suap, selecionar a área do edital na plataforma e inserir os documentos exigidos pelo edital de acordo com informações como renda familiar, situação de emprego ou trabalho dos membros da família, a distância entre a residência do estudante e o campus, a participação em programas sociais do governo federal e outros indicadores. Após o recebimento dos documentos, o setor de Serviço Social do campus fará o cálculo do IVS de cada aluno e é com esse número que o estudante poderá concorrer a um dos auxílios estudantis do IFPB.

A Assistente Social do campus, Paloma Miranda, destacou uma novidade desta edição do Edital do IVS. “De acordo com uma normativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), os Editais do IVS de 2023 e dos anos anteriores não serão mais válidos, de forma que todos os discentes que não solicitaram um novo IVS em 2024 precisarão solicitar neste edital, haja vista que algumas condicionalidades do Índice foram alteradas”, alertou a servidora.

O período para solicitação do IVS começa no dia 17 de julho e vai até o dia 02 de agosto. A análise socioeconômica dos inscritos será realizada entre os dias 06 e 23 de agosto e o resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 26 de agosto no site do campus. Os interessados em enviar recurso contra o resultado preliminar podem fazê-lo entre os dias 27 e 28 de agosto, também pelo Suap. O resultado final será publicado no dia 05 de setembro, também no site do campus.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail servicosocial.sousa@ifpb.edu.br.