Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 07 > SISU 2024: Campus Sousa convoca candidatos da 3ª Lista de Espera para pré-matrícula

Pré-matrícula deve ser feita online por todos os candidatos até 31/07. Candidatos autodeclarados negros também devem participar de procedimento de heteroidentificação em 01/08
por Amanda Tavares de Melo publicado: 30/07/2024 13h51 última modificação: 30/07/2024 13h51

O IFPB Campus Sousa publicou, nesta sexta-feira (26), o edital de pré-matrícula dos candidatos aprovados pela 3ª lista de espera do SISU 2024. Para assegurar o vínculo com o IFPB, o candidato deve, primeiramente, realizar a pré-matrícula on-line, conforme orientações previstas no Edital DDE nº  22/2024, disponível aqui.  A manifestação de interesse na matrícula consiste no preenchimento do formulário eletrônico disponível na Área do Candidato do Portal do Estudante (estudante.ifpb.edu.br) e no upload dos documentos solicitados no edital de pré-matrícula.

Os candidatos selecionados na modalidade de ampla concorrência devem anexar apenas a documentação básica prevista pelo edital. Já os candidatos cotistas devem atentar para a documentação específica da sua cota. A manifestação de interesse na matrícula deve ser realizada até o dia 31 de julho de 2024.

Finda essa etapa, os candidatos que se autodeclararam pretos e pardos e foram selecionados nas vagas reservadas às cotas raciais devem apresentar-se presencialmente à Unidade Sede do Campus Sousa, localizada na  Rua Presidente Tancredo Neves, s/n, Jardim Sorrilândia III, Sousa (PB). Esses candidatos passarão por um procedimento para aferição da declaração racial previsto para acontecer no dia 01 de agosto de 2024, a partir das 08h30.  A relação de candidatos convocados pode ser consultada no edital, disponível neste link.

O edital determina que os candidatos que vão realizar o procedimento devem portar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto, que será solicitado pela banca de heteroidentificação.  O processo de aferição dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) será feito por meio de avaliação de critérios fenotípicos, a partir da qual será emitido um parecer que deferirá (confirmará) ou indeferirá (negará) a condição declarada pelo candidato.

Após o período de avaliação dos candidatos (de 29 de julho a 02 de agosto), o resultado da análise documental e da banca de heteroidentificação deverá ser divulgado no dia 06 de agosto. Caso algum candidato identifique algum erro ou irregularidade e queira interpor recurso contra o resultado, ele poderá fazê-lo no período de 07 a 08 de agosto. A confirmação definitiva das matrículas dos candidatos da lista de espera deve ser publicada no dia 12 de agosto de 2024. Os candidatos que tiverem as matrículas confirmadas receberão informações sobre aulas e atividades pelo e-mail que cadastraram no ato da inscrição e pré-matrícula.