Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 07 > SISU 2024: Candidatos da 2ª Lista de Espera são convocados para pré-matrícula

SISU 2024: Candidatos da 2ª Lista de Espera são convocados para pré-matrícula

Candidatos aprovados pelas cotas raciais precisam também participar de banca de heteroidentificação
por Amanda Tavares de Melo publicado: 08/07/2024 10h36 última modificação: 08/07/2024 10h46

O IFPB Campus Sousa publicou, nesta sexta-feira (05), o edital de convocação dos candidatos pré-classificados pela 2ª Lista de Espera do SISU para realizar a pré-matrícula nos cursos superiores da instituição. A manifestação de interesse na pré-matrícula será realizada de forma remota (online) no Portal do Estudante entre os dias 08 e 12 de julho de 2024.

Para realizar a pré-matrícula, o candidato convocado deverá:

1) Acessar o Portal do Estudante do IFPB através do seguinte endereço eletrônico: https://estudante.ifpb.edu.br/login/

● Inserir o CPF;

● Clicar em criar ou recuperar senha;

● Inserir o endereço de e-mail (o mesmo utilizado para a inscrição no SISU) e por fim clicar em “Reinicializar minha senha”.

2) Após efetuar os passos descritos anteriormente, o sistema irá enviar um e-mail com as instruções para recuperar (criar) a senha e um link que o candidato utilizará para informar a nova senha. Após clicar no link do e-mail recebido, a tela ao lado será aberta, onde o candidato irá digitar: 1. Nova senha 2. Confirmação da nova senha e, por fim, clicar no botão “Alterar minha senha”.

3) Uma vez tendo acessado o Portal do Estudante, o candidato deverá preencher o Formulário de Pré-Matrícula eletrônico, disponível na área do candidato, no menu “Pré-matrícula”; e

4) Após confirmar os dados do formulário eletrônico o candidato será direcionado para realizar o upload de todos os arquivos exigidos.

5) Após anexar toda a documentação do formulário eletrônico o candidato deve assinalar os Termos de Ciência e clicar em “FINALIZAR” para confirmar a pré-matrícula.

Todos os candidatos convocados pela lista de espera deverão executar os procedimentos descritos acima. Os candidatos que se autodeclararam negros (pretos e pardos) e indígenas precisarão, além dessa etapa, participar de um procedimento de verificação da veracidade da autodeclaração racial.

Para os candidatos autodeclarados pretos e pardos, o procedimento consiste em uma apresentação presencial ao Campus Sousa para participar de uma avaliação de critérios fenotípicos por uma banca de heteroidentificação. Os candidatos convocados devem comparecer à Unidade Sede do campus, localizada na Rua Presidente Tancredo Neves, s/n, Jardim Sorrilândia III, Sousa – PB, CEP: 58805-345, no dia 15 de julho de 2024 às 13h.  A lista de candidatos convocados pode ser consultada no edital do procedimento de heteroidentificação.

Já a aferição de veracidade da declaração racial dos candidatos indígenas será feita por meio da avaliação do pertencimento étnico, através da avaliação de declaração de raça/cor e de vínculo com comunidade indígena à qual pertence o(a) candidato(a) ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Esses documentos deverão ser enviados no momento da pré-matrícula on-line no Portal do Estudante (segundo os passos descritos acima), portanto os candidatos autodeclarados indígenas não precisam comparecer perante a Comissão Local de Heteroidentificação. Após o término do período de pré-matrícula no dia 12 de julho, a documentação enviada pelos candidatos será avaliada e estes receberão um parecer que aprovará ou não a condição declarada pelo(a) candidato(a).