Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 08 > Diretoria de Ensino planeja retomada das atividades acadêmicas após greve dos servidores da educação federal

Ações visam repor dias letivos e cumprir todo o conteúdo programático dos cursos
por Amanda Tavares de Melo publicado: 02/08/2024 10h33 última modificação: 05/08/2024 12h07

Nesta semana, a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) do Campus Sousa colocou em prática uma série de ações estratégicas para garantir o retorno eficiente às atividades letivas após o período de paralisação dos servidores federais, ocorrido entre os meses de abril e junho deste ano. As iniciativas planejadas pela pasta abrangem a readequação dos calendários acadêmicos dos cursos Técnicos Integrados, Subsequentes e Superiores, a realização de reuniões com os coordenadores dos cursos, com os chefes de departamentos estratégicos para o campus e com os docentes para construir propostas de atividades, o encontro com os familiares dos estudantes para informá-los sobre os próximos passos e o início dos já conhecidos aulões voltados para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro.

O primeiro passo foi dado ainda em julho com a realização de reuniões com representantes de todos os segmentos do campus – gestão, servidores e estudantes – com o objetivo de readequar os calendários acadêmicos após a suspensão das atividades. Após os debates com a comunidade, os calendários dos cursos já foram definidos e validados junto à Direção-geral do campus. Atualmente, os calendários aguardam a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFPB. Os novos calendários já contemplam a orientação de ofertar 200 dias letivos para os cursos integrados e 100 dias para os cursos de graduação.

Nesta quarta-feira (31), a Direção de Ensino promoveu uma reunião entre a gestão e os coordenadores dos cursos. Durante o encontro, foram apresentadas as normas relativas ao calendário acadêmico e à operacionalização dos sábados letivos. Essa medida visa compensar os dias perdidos durante a greve, garantindo que o conteúdo programático seja integralmente cumprido.

Para a próxima semana, a DDE tem agendado um encontro com os professores e coordenadores. O objetivo é construir um instrumento que planeje a distribuição dos dias letivos para ser posteriormente entregue aos alunos. Nesse planejamento, serão considerados como dias letivos não apenas as aulas tradicionais, mas também atividades de campo, visitas técnicas, viagens, programações culturais e outras atividades extracurriculares. A diretoria tem a intenção de promover atividades interdisciplinares, envolvendo professores e estudantes de diversas disciplinas, para complementar suas cargas horárias.

Segundo a Diretora de Ensino do campus, Rackynelly Soares, a ideia da reunião com os docentes e coordenadores de cursos é construir uma metodologia de reposição de atividades de forma colaborativa. “Essa reunião vai permitir a construção de um instrumento que permita visualizar as demandas de cada disciplina, turma e curso de forma individualizada, mas que também traga uma visão do todo, para que possamos organizar as atividades de todos os cursos. Durante todo o encontro, a equipe do Ensino vai dialogar com os docentes e coordenadores de cada curso para auxiliar no planejamento das atividades e fazer os ajustes que forem necessários”, afirmou a professora.

Além disso, a DDE planeja realizar reuniões com os familiares dos estudantes. O intuito é atualizar a comunidade sobre os planos de retomada e reposição das atividades, bem como discutir a programação dos aulões voltados para os alunos dos terceiros anos que farão a prova do Enem.

Dada a proximidade do certame, a Direção de Ensino e o Departamento de Educação Profissional propuseram uma reposição específica para os alunos dos terceiros anos. Esses estudantes terão aulas preparatórias para o Enem nas quartas e quintas-feiras à tarde, nos dias em que não têm aulas regulares. Essa preparação começará em meados de agosto e se estenderá até a primeira semana de novembro, quando acontecerá a primeira prova do Enem, prevista para o dia 03.

“Neste primeiro momento, vamos dar maior ênfase à reposição de aulas apenas da formação geral porque vamos priorizar as áreas do conhecimento exigidas pelo Enem. Depois que o exame passar, a partir da segunda semana de novembro, vamos aproveitar o contraturno para as disciplinas da área técnica e da formação profissional dos cursos. De toda forma, os estudantes vão encerrar o ano letivo de 2024 em fevereiro, assim como os demais alunos”, explicou Ana Paula Rocha, Chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP).

Rackynelly Soares, Diretora de Ensino, destacou a importância do planejamento e da execução integrada de todas as ações propostas: "Nosso objetivo é garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de recuperar o tempo perdido e se preparar adequadamente para os desafios acadêmicos futuros. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade, mesmo diante das adversidades, e acreditamos que o envolvimento de toda a comunidade acadêmica é fundamental para o sucesso desse processo de retomada”, concluiu a gestora.