Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 09 > Inscrições abertas para o III Simpósio de Agroecologia do Semiárido (III Simpa)

Inscrições abertas para o III Simpósio de Agroecologia do Semiárido (III Simpa)

Evento acontece na Unidade São Gonçalo entre os dias 17 e 18 de outubro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 25/09/2024 15h04 última modificação: 25/09/2024 15h04

A Coordenação do curso de Tecnologia em Agroecologia do IFPB Campus Sousa anunciou, na última semana, a abertura das inscrições para o III Simpósio de Agroecologia do Semiárido (III Simpa), evento bianual de pesquisa e extensão com abrangência em todo o estado da Paraíba. A atual edição do Simpa tem como tema “Caatinga: saberes, diversidades e potencialidades” e receberá inscrições pela página do evento na plataforma Even3, disponível aqui.

O III Simpa será realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Bloco de Agroecologia do Campus Sousa, localizado na fazenda-escola de São Gonçalo. Podem participar do evento membros da comunidade interna e externa ao campus, abrangendo agricultores familiares, pesquisadores, extensionistas e pessoas interessadas em temas ligados à Agroecologia.

De acordo com a organização do evento, o principal objetivo do simpósio é “fomentar a discussão acerca da produção agroecológica de alimentos pautados em princípios sustentáveis”, uma pauta muito atual e relevante que abrange questões relacionadas à preservação do meio ambiente, à sustentabilidade, à segurança alimentar e à justiça social.

A programação do primeiro dia evento contará com palestras, mesas redondas e uma mostra científica com a apresentação de trabalhos em formato de banner. A submissão de resumos simples para serem apresentados no III Simpa pode ser feita até o dia 30 de setembro de 2024 pelo próprio site do evento.

Serão aceitos trabalhos relacionados direta ou indiretamente às seguintes áreas temáticas: Agricultura Sustentável, Agroecologia e Sustentabilidade, Produção Orgânica, Qualidade de Vida e Segurança Alimentar. Após a apresentação dos trabalhos no Simpa, os resumos serão publicados na Revista de Agroecologia no Semiárido, visando ampliar a visibilidade e o alcance das produções científicas dos participantes do evento. As normas para a submissão dos resumos podem ser encontradas aqui.

O segundo dia do evento, 18 de outubro, terá em sua agenda diversas oficinas que versarão sobre temas relacionados ao universo da Agroecologia como confecção de terrários, produção de queijo, plantas medicinais, controle alternativo de pragas e outros assuntos. A programação contará ainda com uma Feira de Atratividades Locais, em que os participantes irão expor diversos produtos e com um momento para o coffee break e a realização de networking entre os congressistas.

Para marcar o encerramento dos trabalhos, os participantes poderão assistir à palestra “Agroecologia e Agricultura Familiar: alternativa sustentável para o Semiárido”, que será ministrada pelo professor Dr. José Jonas Duarte, que faz parte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Nacional do Semiárido, o INSA, e contará com a mediação do Chefe do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão do IFPB Campus Sousa, Francisco Sales Filho.