Noticia
I Ambiagro discute o impacto das mudanças climáticas no semiárido
Nos últimos dias 26 e 27, as coordenações dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Meio Ambiente promoveram a I Semana Acadêmica de Meio Ambiente e Agropecuária (Ambiagro). O evento reuniu estudantes do campus, docentes, técnicos-administrativos, alunos de instituições parceiras como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialistas da área e membros de outras instituições públicas e privadas para debater sobre a emergência climática e as suas consequências mais diretas para o sertão nordestino.
A abertura da I Ambiagro aconteceu no auditório da UFCG, no centro de Sousa (PB), no dia 26, e foi marcada por uma palestra do Dr. Daniel Duarte, professor da UFPB e pesquisador de questões relacionadas ao semiárido, à desertificação, ao manejo e ecologia das caatingas e à recuperação de áreas degradadas, entre outros temas correlatos. Em sua explanação, o pesquisador abordou os principais desafios trazidos pelas mudanças climáticas à região e ao bioma da caatinga.
Após a palestra, os participantes do evento prestigiaram a apresentação de uma dupla sertaneja de Sousa e uma performance do grupo Zíngaros e do grupo de dança As Calin Sugar, formados por membros da comunidade cigana da cidade. Em seguida, a crise climática voltou a ser tema de uma mesa redonda que reuniu a Dra. Alexsandra Rocha, professora da UFCG, a Dra Lays Lins, professora da UEPB, e Maria Anuzia Dantas Duarte, docente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O segundo dia do evento, 27 de novembro, foi marcado por atividades como oficinas, minicursos, roda de conversa, feira de troca de rações animais por mudas de plantas e um desfile de moda Eco Fashion. Todas as atividades aconteceram na Unidade São Gonçalo e contaram com ampla participação da comunidade acadêmica do campus.
A professora Karine Carvalho, coordenadora do curso Técnico em Meio Ambiente e responsável pela organização do evento junto com o professor Mário Veras, coordenador de Agropecuária, destacou o sucesso da primeira edição da Ambiagro e a importância dos temas discutidos para a coletividade. “O principal impacto da I Ambiagro foi chamar a atenção para as mudanças climáticas advindas das atividades humanas e para as consequências negativas que elas podem trazer para o bem-estar humano, animal, vegetal e dos demais seres vivos. Ao discutir assuntos como energias renováveis, doenças atreladas às alterações climáticas, manejo integrado de pragas, formas de produção de peixes com economia de água, moda feita exclusivamente materiais recicláveis e/ou reutilizados, entre muitos outros, acredito que nós pudemos ampliar a visão dos participantes do evento sobre a emergência climática, seus desdobramentos e possíveis alternativas a esse cenário. Além disso, contamos com manifestações culturais de integrantes da comunidade cigana e de artistas do nosso próprio corpo estudantil, o que trouxe um brilho e uma criatividade especiais ao nosso evento”, concluiu a professora.