Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 11 > Nova biblioteca do Campus Sousa abre as portas nesta segunda-feira (18)

Noticia

Nova biblioteca do Campus Sousa abre as portas nesta segunda-feira (18)

Equipamento funciona na Unidade São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/11/2024 15h40 última modificação: 19/11/2024 15h40

Nesta segunda-feira (18), o Campus Sousa do IFPB inaugurou um espaço altamente aguardado pela sua comunidade acadêmica: a nova biblioteca da fazenda-escola de São Gonçalo. O equipamento estava em construção desde janeiro de 2020 e representa uma demanda antiga dos estudantes e servidores por um espaço de estudo e leitura amplo, agradável e com um vasto acervo de publicações relacionadas às áreas de conhecimento desenvolvidas no campus.

Milena Silva, bibliotecária-documentalista do Campus Sousa, comemorou a entrada da biblioteca em atividade e ressaltou que o equipamento recém-inaugurado, além de oferecer conforto e segurança aos estudantes em suas atividades de pesquisa e estudo, também poderá receber aulas com metodologias ativas, exibição de filmes e outros eventos científicos e pedagógicos que complementam as práticas de ensino-aprendizagem. Para celebrar o início das atividades do novo espaço, o horário de atendimento ao público foi expandido em mais trinta minutos, funcionando de segunda a sexta-feira das 7h15 às 16h30.

Segundo a servidora, a biblioteca do IFPB Sousa conta com 11 mil exemplares de livros e diversos computadores disponíveis para o uso dos alunos, funcionários e colaboradores terceirizados. “Futuramente, teremos um mini-auditório e uma sala zen para que os alunos e servidores possam descansar durante as suas rotinas intensas. Após a instalação dos aparelhos de ar condicionado, também teremos salas individuais para estudo em grupo na nossa biblioteca”, explicou Milena.

A Diretora de Desenvolvimento do Ensino do campus, Rackynelly Soares, também descreveu o início das atividades da biblioteca como um momento de grande alegria para a gestão e para a comunidade acadêmica da instituição. “Ao abrir as portas desta biblioteca, estamos reafirmando nosso compromisso com a educação de qualidade e com o desenvolvimento da nossa comunidade. Esse tipo de equipamento é fundamental para o Campus Sousa pois propicia o estudo, a pesquisa e a produção de conhecimento. Mais do que uma biblioteca, é um refúgio, um laboratório de ideias, visto que, muitas vezes, é o único lugar de que nosso alunado dispõe para estudar, revisar e pesquisar conteúdos acadêmicos em bases indexadoras com todo o suporte necessário. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram para que este espaço se tornasse uma realidade. Que possamos fazer deste ambiente um ponto de encontro para o aprendizado e o crescimento coletivo. Muito obrigada e sejam bem-vindos!”, afirmou a professora.

Para os estudantes do campus, o novo equipamento já vem se mostrando um equipamento didático com grande potencial para ampliar o aprendizado e a retenção dos conteúdos estudados. “A chegada da biblioteca foi muito importante para todos nós, estudantes, porque ter esse espaço dedicado ao estudo e à leitura trará um impacto muito positivo na nossa rotina. Quando eu utilizei a biblioteca pela primeira vez, eu senti uma diferença muito grande na forma de estudar e também na forma de organizar e absorver os conteúdos. É um ambiente tranquilo, confortável e que nos incentiva a buscar muitos conhecimentos. Nessa biblioteca, a gente tem acesso a materiais que complementam as nossas aulas e nos ajudam a aprofundar o que aprendemos, além de contribuir para afastar as distrações enquanto estamos estudando”, declarou o estudante do curso Técnico em Informática João Pedro Gomes.

Além de funcionar como um ambiente de pesquisa e estudo, a biblioteca do Campus Sousa oferece diversos serviços à comunidade interna como a elaboração de ficha catalográfica,  a emissão de nada consta e o treinamento no portal da biblioteca (o Sistema Koha) e no portal da Capes e da GEDWeb para os alunos mediante solicitação e agendamento prévio do professor. Os usuários também podem pegar livros emprestados gratuitamente, procurando os volumes desejados pelo Sistema Koha ou diretamente no ambiente físico da biblioteca. Os estudantes podem passar dez dias com cada livro emprestado e prorrogar esse prazo por mais três vezes no site da biblioteca.

Entre as regras essenciais para a utilização e a conservação do equipamento, estão a orientação para não se alimentar no local e não entrar na área de estudos portando mochila ou bolsa de grande volume. Além do novo espaço de São Gonçalo, a comunidade acadêmica do campus também dispõe de uma biblioteca na Unidade Sede que fica aberta das 7h30 às 22h para atender os alunos que frequentam a instituição em um de seus três turnos de atividade.

registrado em: