Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 12 > Campus Sousa é destaque em edital de apoio a eventos científicos da Fapesq

Noticia

Campus Sousa é destaque em edital de apoio a eventos científicos da Fapesq

Dos 15 projetos selecionados, três foram elaborados por pesquisadores da instituição
por Amanda Tavares de Melo publicado: 10/12/2024 12h25 última modificação: 10/12/2024 12h25

O IFPB Campus Sousa obteve uma conquista significativa no mais recente edital de fomento à organização e realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Dos 15 projetos aprovados na chamada, três são de autoria de pesquisadores do campus, que agora receberão, cada um, apoio financeiro de até R$ 10 mil para a sua execução.

O edital, publicado pela Fapesq no último mês de outubro, destina-se a pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) sediadas na Paraíba. O objetivo é incentivar a organização de eventos de curta duração em diferentes escalas — local, estadual, nacional ou internacional —, promover a produção científica e tecnológica no estado e contribuir para a formação de pessoas. A chamada conta com um orçamento de R$ 400 mil, proveniente de recursos do governo do estado.

Os projetos do Campus Sousa foram selecionados dentro da linha 2 do edital, voltada para eventos regionais ou locais. O primeiro selecionado foi o projeto intitulado "II Fecitec", que se trata da segunda edição da Feira de Ciências e Tecnologia de Sousa (Fecitec), evento que ocupou a praça principal da cidade entre os dias 05 e 06 de junho de 2024. A 1ª edição da Fecitec envolveu não apenas a comunidade acadêmica do IFPB, mas também estudantes e docentes de escolas públicas e privadas e a população do município. Em 2025, os organizadores esperam ampliar ainda mais o alcance do evento, consolidando-o como evento municipal e regional de ciência, tecnologia, extensão, história, cultura e inovação.

O segundo projeto aprovado pelo edital da Fapesq foi a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano: (Re)conhecer e respeitar as histórias e memórias 'tapuias' do/no Semiárido. O evento está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Sousa e pretende adotar um enfoque interdisciplinar para lançar luz sobre a contribuição histórica e cultural dos povos indígenas na convivência com o Semiárido. O evento, organizado em parceria com instituições locais e comunidades quilombolas, visa promover reflexões sobre a reconstrução histórica da região e propor soluções para desafios atuais, como convivência sustentável com o Semiárido, relações interétnicas e proteção ambiental.

Outro evento contemplado pelo edital de fomento foi a I Jornada de Ensino e Inovação de Sousa/PB, evento organizado pela Direção de Desenvolvimento do Ensino do Campus Sousa. A proposta tem o objetivo de refletir sobre as articulações entre educação e inovação, trazendo à tona temas de relevância tanto para a comunidade acadêmica do campus quanto para o cenário geral dos processos de ensino-aprendizagem. Também está entre os objetivos da Jornada contribuir com a formação técnica e continuada de docentes e técnicos-administrativos em educação.

Em 2025, a “I Jornada de Ensino e Inovação de Sousa/PB” terá como tema “Tecnologia e saúde emocional: o equilíbrio necessário para uma aprendizagem efetiva” e deverá acontecer entre os dias 25 e 27 de março, conforme calendário acadêmico a ser validado pela pasta de Ensino do campus.

A presença de três projetos do Campus Sousa no edital da Fapesq demonstra o compromisso da instituição em promover ciência, inovação e inclusão social na região. De acordo com a Diretora de Ensino do campus, professora Rackynelly Soares, “as aprovações refletem o esforço coletivo de docentes, estudantes e parceiros em levar conhecimento e transformação social para o sertão. Além disso, essas conquistas também ilustram uma nova maneira de organizar eventos e de buscar financiamento para projetos que são de grande relevância para a nossa comunidade escolar”, declarou a docente.


registrado em: