Noticia
Campus Sousa recepciona novos alunos dos cursos integrados nesta segunda-feira (24)
Todos os anos, o Campus Sousa do IFPB abre os trabalhos do semestre letivo dando início ao Adaptacampus, o programa permanente de acolhimento dos estudantes que vão ingressar nos cursos técnicos integrados da instituição. Em 2025, o Adaptacampus terá início em 24 de março, a partir das 07h30, no ginásio da Unidade São Gonçalo. Na ocasião, os estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente serão recebidos pela gestão do campus, composta pela Direção-geral (DG), pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) e pelos Departamentos de Educação Profissional (DEP) e de Assistência Estudantil (DAE), que coordenam o núcleo pedagógico do campus.
Após o momento inicial de boas-vindas, os discentes serão apresentados aos coordenadores de seus cursos e vão conhecer os setores que abrigam as atividades relacionadas à formação escolhida. À noite, a partir das 19h, haverá uma recepção para os estudantes selecionados para o Programa de Moradia Estudantil (PME).
Nos dias seguintes, os novatos terão contato com os setores de Serviço Social e de Controle Acadêmico, áreas estratégicas para os estudantes durante a sua permanência no campus. Além de serem apresentados aos setores-chave do campus, os novos estudantes também participarão de visitas guiadas e do tradicional momento de plantio das árvores de cada curso na Unidade São Gonçalo. Os discentes também serão apresentados à biblioteca e aos sistemas informatizados do campus, bem como terão acesso ao Regulamento Didático e aos fardamentos e materiais escolares.
Na quinta-feira (27), os discentes serão levados pela equipe do campus ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros, unidade de conservação localizada em Sousa (PB) conhecida como um dos sítios paleontológicos mais importantes do mundo. O museu conta com pegadas de cerca de 80 espécies de dinossauros que viviam na região durante o Período Cretáceo, que corresponde à época entre 145 e 65 milhões de anos atrás, com fósseis de dinossauros, com réplicas e imagens em realidade aumentada interativa para potencializar a experiência dos visitantes.
O último dia do Adaptacampus 2025, sexta-feira, 28 de março, será marcado por uma reunião entre a equipe pedagógica e os estudantes para passar orientações sobre o uso do celular e do fardamento no ambiente escolar e, em seguida, por uma apresentação cultural da Camerata Harminia, oriunda da cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte (RN). No turno da tarde, a equipe gestora do campus se reunirá com os pais e responsáveis pelos alunos ingressantes na instituição, a quem será oferecido um lanche especial composto por alimentos produzidos dentro da própria instituição. A agenda visa fornecer orientações, tirar dúvidas e aprofundar o diálogo entre a família e a escola, de modo a assegurar o bem-estar e o êxito acadêmico dos estudantes em seus cursos.