Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2025 > 03 > Projeto de Extensão “Visita Campus Sousa” abre as portas da instituição para a comunidade de Sousa e região

Noticia

Projeto de Extensão “Visita Campus Sousa” abre as portas da instituição para a comunidade de Sousa e região

Apenas em 2024, o campus recebeu mais de 600 visitantes de 19 instituições distintas
por Amanda Tavares de Melo publicado: 11/03/2025 15h24 última modificação: 20/03/2025 16h17

Iniciado em 2023, após ser aprovado pelo Edital nº 03/2023 - PROBEXC PROJETOS, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB, o projeto “Visita Campus Sousa” tem contribuído significativamente para ampliar a visibilidade do campus junto à população local. Somente no ano de 2024, o projeto trouxe ao campus 639 pessoas, dentre estudantes, docentes, profissionais de educação e parceiros sociais dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

No último ano, as visitas aconteceram entre os meses de setembro e dezembro em função da greve dos servidores federais, que postergou o início das atividades do projeto. Para compensar o atraso, a equipe do projeto organizou uma força-tarefa para realizar o máximo de visitas possível, em uma iniciativa que envolveu escolas de Ensino Fundamental (níveis 1 e 2) e de Ensino Médio, públicas e privadas, universidades e organizações não governamentais.

A abrangência do público recebido no campus e também de atores envolvidos no processo demonstra não apenas o interesse que a instituição desperta na região, onde funciona como um expoente de ensino, pesquisa e extensão, mas também a capacidade de diálogo entre o campus e os demais participantes do ecossistema de educação de Sousa e dos municípios circunvizinhos.

O forte sentimento de integração entre o Campus Sousa e as demais esferas educacionais do seu entorno foi destacada por Felipe Jácome, Secretário de Educação do município de Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte. “A experiência da visita ao campus do IFPB Sousa é sempre muito oportuna e muito enriquecedora para os participantes. Eu sempre fui um grande incentivador dos meus alunos, desde quando eu estava na sala de aula e quando era diretor da Escola Ana Regina. Atualmente estou Secretário de Educação e continuo articulando para que os nossos alunos possam conhecer essa imensidão que é o Instituto Federal e as oportunidades que ele pode oferecer aos nossos alunos na vida acadêmica. Sempre incentivei os estudantes as conhecerem as instalações, os programas que são oferecidos e a equipe do instituto para que, quando eles chegassem lá como alunos matriculados, eles já estivessem familiarizados e se sentissem acolhidos pela instituição. Então, depois que eles visitam o campus, eles passam a sonhar com a possibilidade de estudar lá e nós também passamos a sonhar que eles participem dos processos seletivos e alcancem esse objetivo. No ano passado, levamos uma caravana com 80 pessoas para visitar o campus e ficamos muito emocionados com o impacto que a experiência gerou nos estudantes”, afirmou.

Esse impacto foi sentido pela estudante Kettely Kauany, egressa da Escola Ana Regina que visitou o Campus Sousa no ano passado. "A visita ao campus foi uma experiência única. Graças ao nosso ex-diretor Felipe e à equipe do IF, conseguimos ter um gostinho do que é estudar no IFPB. Fomos muito bem acolhidos, conhecemos profissionais excelentes, observamos muitas áreas do campus e isso me deixou com muita vontade de conhecer mais e mais de lá, como se fosse uma vontade incontrolável de estudar ali. Foi uma visita muito incrível e hoje, graças a Deus, vou ter a oportunidade de estudar no IFPB”, declarou Kettely, que foi aprovada no Processo Seletivo de Cursos Técnicos para fazer o curso de Meio Ambiente no IFPB.

Para executar uma atividade que exige grande capacidade de articulação e logística e que envolve vários setores do campus, o projeto “Visita Campus Sousa” dispõe de uma equipe composta por 24 discentes (bolsistas e voluntários), 13 parceiros sociais, como, por exemplo, Secretarias de Educação e escolas de cidades da região de Sousa, cinco professores e sete técnicos-administrativos. Além disso, o projeto de extensão também conta com o apoio de todas as coordenações de curso do campus e de vários outros professores e técnicos.

O Coordenador da iniciativa, Edvanildo Andrade, reforçou a importância do trabalho coletivo para a execução das atividades do projeto e destacou a importância que ele vem assumindo para o campus. “Agradeço imensamente a todos os que colaboraram e colaboram para que as visitas aconteçam. É graças à união de forças que alcançamos resultados tão impactantes, que se refletem não apenas em um aumento no interesse dos participantes pela educação técnica, mas também em uma maior integração entre o Campus e a comunidade, além do desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos bolsistas e voluntários participantes”, concluiu o servidor.

registrado em: