Você está aqui: Página Inicial > Portal da TI > Assuntos > Catálogo de Serviços > Suap > Sobre o SUAP

Sobre o SUAP

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 13/07/2016 11h14, última modificação 27/09/2017 20h57

Apresentação

SUAP - Sistema Unificado de Administração Pública é um sistema desenvolvido e mantido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.  Hoje, mais de 20 Institutos da Rede Federal utilizam este moderno sistema informatizado.

SUAP serve para auxiliar nos processos administrativos e acadêmicos do IFPB. Além disso, é uma poderosa ferramenta que os gestores podem utilizar para tomar decisões.

Por ser um sistema unificado, vários módulos (que são os sistemas informatizados das áreas administrativas e acadêmicas) se relacionam entre si, como uma engrenagem. Esta arquitetura é fundamental para o bom funcionamento dos Institutos que compõem a Rede Federal, dentre elas, o IFPB, devido às suas particularidades de funcionamento.SUAP

IFPB contribui para a evolução do SUAPMuitos módulos já foram desenvolvidos pela equipe técnica da Coordenação de Sistemas, a exemplo dos módulos: ressarcimento de plano de saúde, execução orçamentária, diárias e passagens, mapa de atividades docente e remoção interna. 

A Diretoria Geral de Tecnologia da Informação está empenhada em construir um sistema cada vez melhor. Para isso, precisamos da sua contribuição.

Quem pode acessar?

O SUAP pode ser acessado por todos os usuários que fazem parte da comunidade do IFPB, seja professor, técnico-administrativo ou aluno, além de trabalhadores terceirizados. Cada usuário terá as permissões necessárias para a operação do sistema.

A partir das credenciais criadas (usuário e senha) no SUAP, o usuário poderá autenticar-se em diversos outros serviços, como o Dreamspark, Google Scholar, Portal de Periódicos e etc.

Como acessar o SUAP pela primeira vez?

O acesso ao SUAP dá-se de forma automática. Para isso, o usuário (aluno, técnico-administrativo ou professor) deve cadastrar um e-mail, denominado de e-mail secundário,  para receber o e-mail com um link de cadastro de senha. 

Passos para cadastrar o e-mail secundário:

  1. Acesse o link: https://suap.ifpb.edu.br/comum/recuperar_email_secundario/
  2. Preencha todas as suas informações, inserindo, ao final, o e-mail secundário a ser cadastrado. 

    ATENÇÃO: Caso você tenha dificuldades, ou suas informações não coincidirem, procure a COORDENAÇÃO DE CONTROLE ACADÊMICO DO CAMPUS  para verificar a inconsistência, no caso de aluno, ou a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas, no caso de servidores (professores e técnicos-administrativos).

  3. Após cadastrar com sucesso o e-mail secundário, acesse o link https://suap.ifpb.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/ para criar sua senha. Digite o seu usuário (que é  sua matrícula, caso seja servidor ou aluno, ou o seu CPF, para terceirizados), e clique em Enviar.
  4. Em seguida, você receberá um e-mail, automaticamente, com um link para o cadastro de um senha de acesso. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique a caixa de SPAM ou a Lixeira do seu e-mail.
  5. Após acessar o link, crie a sua senha e tenha acesso ao SUAP.