Como anexar documentos a um processo

por Ivan Medeiros Jr publicado 27/11/2018 21h52, última modificação 20/02/2019 11h07
Descreve como pode ser feita a anexação de documentos a um processo eletrônico.

Para anexar documentos a um processo ou requerimento, é necessário que o processo esteja criado e sob responsabilidade do servidor/setor. Se o processo ainda não existir, você pode criá-lo seguindo o passo-a-passo de criação de processo.

Documentos Eletrônicos do Suap

A inclusão de documentos eletrônicos a um processo eletrônico no SUAP deve ser realizada com os seguintes passos:

  1. Acessar o processo/requerimento (Ver como acessar um processo).
  2. Na aba Documentos, clicar no botão de Adicionar Documento Interno.
  3. Em seguida, serão listados todos os documentos que o servidor possui acesso. 
  4. Após localizar o documento a ser adicionado, clicar no botão de Adicionar ao processo/requerimento. 
     

Neste momento, o documento informado será adicionado ao processo. Para os documentos adicionados, você poderá visualizar as principais informações sobre o documento, como o identificador, o servidor que adicionou e o servidor que assinou o documento, entre outras informações.

Documentos produzidos externamente ao Suap

A anexação de documentos externos (produzidos fora do SUAP) a um processo eletrônico no SUAP deve ser realizada com os seguintes passos:

  1. Acessar o processo (Ver como acessar um processo).
  2. Na aba Documentos, clicar no botão de Upload de Documento Externo.
  3. Preencha o formulário com os campos abaixo e clique no botão Salvar:
    Assunto
    Arquivo (escolher arquivo do seu dispositivo)
    Tipo
           a) Clique em Buscar
           b) Selecione o tipo de documento externo
           c) Clique em Confirmar
    Nível de Acesso (Público, Restrito, Sigiloso)
    Setor Dono (Busca por setor)
    Tipo de conferência (definida, automaticamente, de acordo com o tipo do processo)
    Tipo de assinatura (assinatura por senha ou por token)
  4. Em seguida, serão exigida a identificação do servidor. Caso tenha, sido informado assinatura por senha no formulário anterior, será necessário informar o perfil (cargo/função) do servidor e a senha do SUAP, e clicar no botão de Assinar Documento
     

Neste momento, o documento externo será adicionado ao processo, com a situação(status) de Digitalizado, para diferenciá-lo dos documentos produzidos no Suap. Para os documentos adicionados, você poderá visualizar as principais informações sobre o documento, como o identificador, o servidor que adicionou e o servidor que assinou o documento, entre outras informações.
  

Observações Importantes

  • Na listagem do passo 3 de Documentos Eletrônicos, serão exibidos SOMENTE documentos finalizados. Todos os documentos Públicos poderão ser adicionados a um processo. Se um documento estiver definido com o nível de acesso restrito ou sigiloso, este só poderá ser anexado a um processo se o servidor tiver permissão para visualizá-lo.
  • Na listagem do passo 3 de Documentos Eletrônicos, é possível filtrar os documentos pelos campos Número/Conteúdo, Tipo (Memorando, Portaria, etc.), Campus, Setor e Data de Criação.