Você está aqui: Página Inicial > Portal da TI > Infraestrutura de Redes > Serviços > E-mail Acadêmico

E-mail Acadêmico

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 13/07/2016 09h10, última modificação 23/01/2020 11h48

Apresentação

O e-mail acadêmico é um serviço gratuito, oferecido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, em parceria com a GOOGLE, para fornecer e-mail com domínio "@academico.ifpb.edu.br" para aos estudantes e para professores do IFPB que desejam utilizar os serviços do Google Classroom.E-mail Acadêmico

Equipe da TI envolvida

  • Sergio Luiz dos Santos Junior
  • Rodrigo Pinheiro Marques de Araujo

 

Como criar o e-mail acadêmico

Alunos

O aluno que deseja criar um e-mail acadêmico deverá fazê-lo, de forma automática, através do SUAP.

Os passos para a criação são os seguintes:

  1. Acesse o SUAP e faça o login no sistema.

    Atenção: caso você esteja acessando o SUAP pela primeira vez, leia as instruções para o primeiro acesso.

  2. Após realizar o login com sucesso no SUAP, localize, nas notificação iniciais do sistema (Ícone da campainha localizado no canto superior direito), o item "Escolha seu email Google Sala de Aula".
  3. Em seguida, o SUAP gerará, de forma automática, sugestões de nomes para o e-mail acadêmico, baseadas no nome do aluno. Escolha o nome que você deseja e crie o seu e-mail.
  4. Pronto. O seu e-mail acadêmico foi criado. O SUAP leva em média 2 (duas) horas para realizar a sincronização com o Gmail, da Google.
  5. Após 2 (duas) horas, acesse o SUAP novamente e, em seguida, acesse o seu e-mail acadêmico, conforme procedimento abaixo.

Professor

O professor que deseja criar e-mail acadêmico e utilizar os serviços do Google classroom deverá fazê-lo, de forma automática, através do SUAP.

Os passos para a criação são os seguintes:

  1. Acesse o SUAP e faça o login no sistema.
  2.  Após realizar o login com sucesso no SUAP, localize, nas notificação iniciais do sistema, o item "Escolha seu email Google Sala de Aula".
  3. Em seguida, o SUAP gerará, de forma automática, sugestões de nomes para o e-mail acadêmico, baseadas no nome do professo. Escolha o nome que você deseja e crie o seu e-mail.
  4. Pronto. O seu e-mail acadêmico foi criado. O SUAP leva em média 2 (duas) horas para realizar a sincronização com o Gmail, da Google.
  5. Após 2 (duas) horas, acesse o SUAP novamente e, em seguida, acesse o seu e-mail acadêmico, conforme procedimento abaixo.


 ATENÇÃO: Este e-mail deverá ser utilizado apenas para esta finalidade. Para enviar e-mails administrativos, o professor deverá utilizar o e-mail institucional.

Como acessar o e-mail acadêmico

O acesso ao e-mail acadêmico do aluno é realizado via o Gmail. Para isso, o aluno deve seguir o seguinte procedimento:

  1. Acesse o GMAIL (https://gmail.com);
  2. Informe o seu endereço de e-mail completo;

    Exemplo: aluno/professor@academico.ifpb.edu.br
     
  3. Informe a sua senha do SUAP;
  4. Pronto. Você já tem acesso ao seu e-mail acadêmico, com todas as funcionalidades que o GOOGLE oferece.