E-mail Acadêmico
Apresentação
O e-mail acadêmico é um serviço gratuito, oferecido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, em parceria com a GOOGLE, para fornecer e-mail com domínio "@academico.ifpb.edu.br" para aos estudantes e para professores do IFPB que desejam utilizar os serviços do Google Classroom.
Equipe da TI envolvida
- Sergio Luiz dos Santos Junior
- Rodrigo Pinheiro Marques de Araujo
Como criar o e-mail acadêmico
Alunos
O aluno que deseja criar um e-mail acadêmico deverá fazê-lo, de forma automática, através do SUAP.
Os passos para a criação são os seguintes:
- Acesse o SUAP e faça o login no sistema.
Atenção: caso você esteja acessando o SUAP pela primeira vez, leia as instruções para o primeiro acesso. - Após realizar o login com sucesso no SUAP, localize, nas notificação iniciais do sistema (Ícone da campainha localizado no canto superior direito), o item "Escolha seu email Google Sala de Aula".
- Em seguida, o SUAP gerará, de forma automática, sugestões de nomes para o e-mail acadêmico, baseadas no nome do aluno. Escolha o nome que você deseja e crie o seu e-mail.
- Pronto. O seu e-mail acadêmico foi criado. O SUAP leva em média 2 (duas) horas para realizar a sincronização com o Gmail, da Google.
- Após 2 (duas) horas, acesse o SUAP novamente e, em seguida, acesse o seu e-mail acadêmico, conforme procedimento abaixo.
Professor
O professor que deseja criar e-mail acadêmico e utilizar os serviços do Google classroom deverá fazê-lo, de forma automática, através do SUAP.
Os passos para a criação são os seguintes:
- Acesse o SUAP e faça o login no sistema.
- Após realizar o login com sucesso no SUAP, localize, nas notificação iniciais do sistema, o item "Escolha seu email Google Sala de Aula".
- Em seguida, o SUAP gerará, de forma automática, sugestões de nomes para o e-mail acadêmico, baseadas no nome do professo. Escolha o nome que você deseja e crie o seu e-mail.
- Pronto. O seu e-mail acadêmico foi criado. O SUAP leva em média 2 (duas) horas para realizar a sincronização com o Gmail, da Google.
- Após 2 (duas) horas, acesse o SUAP novamente e, em seguida, acesse o seu e-mail acadêmico, conforme procedimento abaixo.
ATENÇÃO: Este e-mail deverá ser utilizado apenas para esta finalidade. Para enviar e-mails administrativos, o professor deverá utilizar o e-mail institucional.
Como acessar o e-mail acadêmico
O acesso ao e-mail acadêmico do aluno é realizado via o Gmail. Para isso, o aluno deve seguir o seguinte procedimento:
- Acesse o GMAIL (https://gmail.com);
- Informe o seu endereço de e-mail completo;
Exemplo: aluno/professor@academico.ifpb.edu.br
- Informe a sua senha do SUAP;
- Pronto. Você já tem acesso ao seu e-mail acadêmico, com todas as funcionalidades que o GOOGLE oferece.