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Como publicar notícia

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 01/06/2016 23h21, última modificação 19/10/2016 23h27

Informações gerais

O portal do IFPB está preparado para receber 2 (dois) tipos de notícias: DESTAQUE e NOTÍCIA NORMAL.

DESTAQUE
É uma notícia com grande destaque. O portal apresentará, na página inicial, apenas 1 (uma) notícia de destaque, que será substituída assim que uma nova notícia, também da categoria destaque, for publicada.

ATENÇÃO: Utilize uma imagem com boas condições de resolução nas notícias em destaque. A foto deverá ter, NO MÍNIMO, 768 pixels de comprimento. NÃO FUJA DO PADRÃO!

NORMAL

É uma notícia com um nível de destaque menor. O portal apresentará, na página inicial, 3 (três) notícias, que serão automaticamente atualizadas assim que novas notícias forem sendo publicadas.

Como escrever e publicar uma notícia

Para a criação e publicação de notícias, tanto em DESTAQUE, quanto NORMAL, siga as seguintes instruções:

  1. Abra um navegador WEB (de preferência o Google Chrome);
  2. Faça o login na páginaCaso ainda não tenha as credencias de acesso, solicite via Central de Serviços do SUAP;
  3. Após fazer o login no Portal do IFPB, digite a URL referente ao mês e ano de publicação da notícia.

    Ex.: Para uma notícia do mês de julho de 2016, digite a seguinte URL, e dê enter (modifique o mês e ano quando necessário):
    URL: https://ifpb.edu.br/(nomedocampus)/noticias/2016/06

  4.  Ao abrir a página, clique na opção "Adicionar Item" e, em seguida, em Notícia;
  5. Já na tela de cadastro de uma nova notícia, preencha os campos obrigatórios. São eles:

     - Título: Título da notícia, com número de caracteres definido pelo setor.
     - Descrição: Descrição da notícia, com número de caracteres definido pelo setor.
     - Corpo do texto: Digite apenas o texto da notícia. Não insira NENHUMA imagem da matéria aqui. As imagens serão inseridas posteriormente.
     - Autor: Nome do responsável pela notícia.

    Os demais campos são de preenchimento opcional.

    ATENÇÃO: Respeite o limite de caracteres. Mantenha o portal padronizado.

  6. Em seguida, após preencher os campos informados acima, você precisa definir se será uma NOTÍCIA normal ou um DESTAQUE. Para fazer isso, clique na opção “Categorização” e, em seguida, escolha a seção (NOTÍCIA OU DESTAQUE). 
  7. Pronto. Em seguida, salve a notícia;
  8. Após salvar a notícia, é preciso publicá-la. Para fazer isso, clique na opção “Estado” e, em seguida, “Publicar”;
  9. Após publicada, chegou o momento de inserir as fotos da notícia. Para fazer isso, clique na opção “Adicionar item” e, em seguida “Imagem”;

    DICA: Você tem a opção de enviar mais de uma imagem ao mesmo tempo na opção “Múltiplos Arquivos”.

  10. Preencha o "Título" e a "Descrição" da imagem e, em seguida, selecione o arquivo no seu computados.

    ATENÇÃO: Não insira, EM HIPÓTESE ALGUMA, imagens com tamanho superior a 500 Kb. Caso a imagem que deseja inserir possuir mais de 500 kb, utilize algum software para reduzir o tamanho. Agindo assim, você ajudará a deixar o Portal com um bom desempenho.
     
  11. Pronto. Sua notícia foi publicada e automaticamente aparecerá na página inicial. A qualquer momento você poderá editar as informações da notícia.